Questões de Concurso
Filtrar
105 Questões de concurso encontradas
Página 15 de 21
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Serrana - SP
Disciplina:
Pedagogia
A partir da nossa experiência como educadores de museu, gostaríamos de apresentar alguns pontos fundamentais que devem ser levados em conta no planejamento de uma visita.
(Adriana M. Almeida e Camilo de M. Vasconcellos. Por que visitar museus. Em: Circe Bittencourt (org.). O saber histórico na sala de aula)
Entre esses pontos, é correto assinalar para
Concurso:
Prefeitura de Serrana - SP
Disciplina:
História
O repúdio à História Política tradicional deveu-se à sua concentração no estudo do Estado-nação, dos comportamentos individuais dos grandes personagens, dos eventos circunstanciais e das situações conjunturais efêmeras. Esses acontecimentos eram organizados sob um racionalismo redutor das descontinuidades e das contradições. Dessa forma, a História Política passou a ser vista como retrato da ideologia dominante e ocultadora da verdadeira realidade. Ante as antigas acusações de demasiada preocupação com o efêmero e o meramente cronológico, há uma proposta atual de História Política. (Maria de Lourdes Monaco Janotti, História, política e ensino. Em: Circe Bittencourt (org.).O saber histórico na sala de aula. Adaptado)
A “proposta atual de História Política”, segundo Janotti,
A “proposta atual de História Política”, segundo Janotti,
Concurso:
Prefeitura de Serrana - SP
Disciplina:
Pedagogia
Na escolha dos conteúdos, a preocupação central desta proposta é propiciar aos alunos o dimensionamento de si mesmos e de outros indivíduos e grupos em temporalidades históricas. Assim, estes conteúdos procuram sensibilizar e fundamentar a compreensão de que os problemas atuais e cotidianos não podem ser explicados unicamente a partir de acontecimentos restritos ao presente. Requerem questionamentos ao passado, análises e identificação de relações entre vivências sociais no tempo. Isto significa que os conteúdos a serem trabalhados com os alunos não se restringem unicamente ao estudo de acontecimentos e conceituações históricas. É preciso ensinar procedimentos e incentivar atitudes nos estudantes que sejam coerentes com os objetivos da História. (Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol. História)
Entre os procedimentos indicados pelos PCN, há:
Entre os procedimentos indicados pelos PCN, há:
Concurso:
Prefeitura de Serrana - SP
Disciplina:
Pedagogia
O período do regime militar correspondeu ainda a um momento de separação acentuada entre as pesquisas historiográficas realizadas pelas Universidades brasileiras e estrangeiras e a produção escolar, passando os professores, em sua maioria, a serem formados em cursos distanciados dos avanços das ciências humanas. No processo da chamada “abertura democrática” do início dos anos oitenta, professores do ensino médio e das Universidades iniciaram uma fase de reaproximação entre os dois níveis de ensino (Circe Bittencourt, Capitalismo e cidadania nas atuais propostas curriculares de História. Em Circe Bittencourt (org). O saber histórico na sala de aula)
No contexto da “abertura democrática”, ocorreu
No contexto da “abertura democrática”, ocorreu
Concurso:
Prefeitura de Serrana - SP
Disciplina:
História
A História como área escolar obrigatória surgiu com a criação do Colégio Pedro II, em 1837, dentro de um programa inspirado no modelo francês. Predominavam os estudos literários voltados para um ensino clássico e humanístico e destinados à formação de cidadãos proprietários e escravistas.
[...] O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), criado no mesmo ano do Colégio Pedro II, produziu uma série de trabalhos que gerou consequências para o ensino da História nacional. Seus membros lecionavam no colégio e foram responsáveis pela formulação dos programas, elaboração de manuais e orientação do conteúdo a ser ensinado nas escolas públicas. Nas escolas confessionais, mantinha-se o ensino da História Universal e da História Sagrada. (Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol. História)
A primeira proposta de História do Brasil elaborada pelo IHGB
[...] O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), criado no mesmo ano do Colégio Pedro II, produziu uma série de trabalhos que gerou consequências para o ensino da História nacional. Seus membros lecionavam no colégio e foram responsáveis pela formulação dos programas, elaboração de manuais e orientação do conteúdo a ser ensinado nas escolas públicas. Nas escolas confessionais, mantinha-se o ensino da História Universal e da História Sagrada. (Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol. História)
A primeira proposta de História do Brasil elaborada pelo IHGB