Filtrar


Questões por página:

Um professor de Educação Física treina o time de futebol da escola. Em um dia de treino, ele decidiu realizar atividades que estimulassem a rápida tomada de decisão que poderia ser necessária em uma partida. Para isso, ele utilizou diversos jogos adaptados que exigiam a execução de gestos técnicos do futebol e o raciocínio rápido dos jogadores para chegarem ao objetivo desejado.


Analisando a utilização de jogos adaptados nessa situação, e baseando-se nas propostas do método integrado de ensino de futebol de Lopes e Silva (2009), é correto afirmar que o professor agiu de maneira

Durante uma aula de Educação Física em que o objetivo era o ensino da modalidade de basquetebol, o professor sugere a atividade descrita a seguir.

A turma foi dividida em duas equipes. O objetivo era marcar pontos na cesta adversária e evitar que a equipe adversária fizesse o mesmo. Foram orientadas a passar a bola para todos os componentes da equipe. Sem isso, não poderiam arremessar a bola à cesta. Cada vez que uma das equipes perdesse a posse de bola e conseguisse recuperá-la, deveria recomeçar os passes para todos os membros da equipe.

Analisando a atividade descrita e considerando as definições de jogos cooperativos mencionados por Brandl Neto e Silva (2015), é correto afirmar que essa atividade se classifica como

Leia o trecho a seguir, e assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.


No começo da etapa de _______________ desportiva, acredita-se que os jovens dominem as bases __________ da modalidade escolhida cuja tarefa é o ___________ da técnica individual, que permanecerá pelo resto de suas vidas.

Segundo De Rose Jr. (2009), em se tratando da pedagogia do esporte, um profissional de Educação Física, ao iniciar seus alunos em alguma modalidade esportiva, seja no âmbito escolar ou fora dele, deve

Para o bom ensino de novas habilidades motoras, é necessário que o professor de Educação Física compreenda e saiba identificar as diferentes fases de aprendizagem em que seus alunos se encontram.


A fase de aprendizagem motora mencionada por Tani e Correa (2016), na qual os indivíduos apresentam um número elevado de erros, o objetivo da habilidade normalmente não é alcançado e o que se busca é a compreensão do que está sendo feito, é denominada de fase