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Quase sempre a gramática engloba, numa mesma relação, palavras que pertencem a grupos bem diferentes: as classes gramaticais. Entretanto, um exame mais atento nos mostrará que a relação junta palavras de natureza e funcionalidades bem diferentes, levando em conta alguns critérios misturados. O elemento que as diferencia são os diversos significados que lhes são próprios. Para tanto, conforme descreve Bechara, devemos distinguir os seguintes significados:

I. Lexical: significado que corresponde ao quê da apreensão do mundo extralinguístico, isto é, é o que corresponde à organização do mundo extralinguístico mediante as línguas.
II. Categorial: é o que corresponde ao como da apreensão do mundo extralinguístico, a forma da intuição da realidade, ou, ainda, o modo de ser das palavras no discurso, e não classes léxicas fixas.
III. Instrumental: é o significado dos morfemas, isto é, dos elementos pertencentes ao universo da gramática, e podem apresentar-se como palavras morfemáticas; são os chamados englobadamente instrumentos gramaticais.
IV. Estrutural ou Sintático: é o significado que resulta das combinações de possíveis unidades sintáticas com unidades fonéticas e morfemas, fora do ambiente da oração.
V. Ôntico: que se dá no âmbito do discurso, é o que corresponde ao valor dado a cada vocábulo independente do enunciado.

Quais das afirmações acima estão corretas, conforme o autor citado?
Considere as seguintes afirmações sobre orações reduzidas, suas possibilidades de classificação e de expansão:

I. Segundo Celso Cunha, em sua Nova Gramática do Português Contemporâneo, as reduzidas são orações independentes que não se iniciam por pronomes relativos nem por conjunção subordinativa, tendo as formas verbais expressas conforme o sujeito da oração principal.
II. No que tange ao desdobramento das orações reduzidas, Bechara, em Moderna Gramática Portuguesa, diz que: “O emprego de reduzidas por desenvolvidas e vice-versa, quando feito com arte e bom gosto, permite ao escritor variados modos de tornar o estilo conciso, não acumulado de quês e outros transpositores, enfim, elegante”.
III. Cegalla nos diz que, quanto à classificação, há três tipos de orações reduzidas: as de infinitivo, as de gerúndio, as de particípio. Essas orações reduzidas são quase sempre subordinadas e analisam-se como as desenvolvidas correspondentes, ou melhor, de acordo com a sua função no período.

Quais estão corretas?
Segundo Bechara, ‘muitas vezes utilizamos os fonemas para melhor evocar certas representações, e é deste emprego que surgem as aliterações, as onomatopeias e os vocábulos expressivos’. Relativamente a esses três itens, avalie as assertivas que seguem, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Aliteração é a repetição de fonema, vocálico ou consonântico, igual ou parecido, para descrever ou sugerir acusticamente o que temos em mente e expressar, quer por meio de uma só palavra, quer por unidades mais extensas. Como ocorre no verso: ‘As asas ao sereno e sossegado vento’.
( ) Onomatopeia é o emprego de fonema em vocábulo para descrever acusticamente um objeto pela ação que exprime. São frequentes as onomatopeias que traduzem as vozes dos animais e os sons das coisas, como, por exemplo, o ‘tique-taque’ do relógio, o ‘zunzunar’ da abelha.
( ) Vocabulário expressivo é o que não imita um ruído, mas sugere a ideia do ser que se quer designar com a ajuda do valor psicológico de seus fonemas, como os vocábulos ‘tagarelar’, ‘jururu’, ‘ziriguidum’.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Conforme Luck (1991), o Orientador Educacional é comumente solicitado nas escolas para realizar múltiplas tarefas que não dizem respeito, diretamente, à Orientação Educacional. Tais situações revelam a falta de planejamento das suas ações na escola. Em relação ao planejamento do Orientador Educacional, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Dar a prática profissional um caráter sistemático e contínuo.
( ) Demonstrar a importância e relevância da Orientação Educacional para o desenvolvimento da prática pedagógica da escola como um todo.
( ) Mediante o esforço de planejar e da efetivação de suas propostas na prática, as distorções de suas ações não podem ser corrigidas ou eliminadas.
( ) As situações urgentes que requerem a rápida solução de problemas devem ser sempre priorizadas pela Orientação Educacional.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Libâneo (2017) afirma que o processo de ensino se caracteriza pela combinação de atividades do professor e dos alunos. Considerando os métodos de ensino, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1
1. Método de exposição pelo professor.
2. Método de trabalho independente.
3. Método de elaboração conjunta.
4. Método de trabalho em grupo.
5. Atividades especiais.
Coluna 2
( ) Completam os métodos de ensino e que concorrem para assimilação ativa dos conteúdos.
( ) Os conhecimentos, habilidades e tarefas são apresentados, explicados ou demonstrados pelo professor.
( ) Consiste em tarefas dirigidas e orientadas pelo professor para que os alunos as resolvam de modo relativamente independente e criador.
( ) É uma forma de interação ativa entre o professor e os alunos visando a obtenção de novos conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções.
( ) Tem por finalidade principal obter a cooperação dos alunos entre si na realização de uma tarefa.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: