Questões de Concurso
Filtrar
408 Questões de concurso encontradas
Página 65 de 82
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Balneário Pinhal - RS
Disciplina:
Pedagogia
Para efetivação de seus objetivos, as propostas pedagógicas das instituições de educação infantil deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem, EXCETO:
Concurso:
Prefeitura de Balneário Pinhal - RS
Disciplina:
Pedagogia
Sobre o processo de alfabetização, analise a sentença abaixo:
“Defende a ideia de que antes mesmo de iniciar o processo de alfabetização tal qual nós conhecemos, as crianças já trazem consigo algum conhecimento que vai sendo construído desde o momento em que nascem, por isso elas são capazes de interpretar o ensino que recebem, transformando a escrita convencional dos adultos, produzindo assim uma escrita diferente. Para isso as crianças devem percorrer para compreender as características, o valor e a função da escrita, desde que esta se constitua no objeto da sua atenção”.
As características acima definem a teoria defendida pelo(a) autor(a):
“Defende a ideia de que antes mesmo de iniciar o processo de alfabetização tal qual nós conhecemos, as crianças já trazem consigo algum conhecimento que vai sendo construído desde o momento em que nascem, por isso elas são capazes de interpretar o ensino que recebem, transformando a escrita convencional dos adultos, produzindo assim uma escrita diferente. Para isso as crianças devem percorrer para compreender as características, o valor e a função da escrita, desde que esta se constitua no objeto da sua atenção”.
As características acima definem a teoria defendida pelo(a) autor(a):
Concurso:
Prefeitura de Balneário Pinhal - RS
Disciplina:
Pedagogia
Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. A construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, embora aberta a interação social, na escola ou fora dela. No processo, a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código linguístico e dominá-lo.
PORQUE
II. O tempo necessário para o aluno transpor cada uma das etapas é muito exato. Duas das consequências mais importantes do construtivismo para a prática de sala de aula são respeitar a exigir que esse tempo seja o mesmo de todas crianças e compreender que um desempenho mais vagaroso significa que ela seja menos dedicada do que as demais.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
I. A construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, embora aberta a interação social, na escola ou fora dela. No processo, a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código linguístico e dominá-lo.
PORQUE
II. O tempo necessário para o aluno transpor cada uma das etapas é muito exato. Duas das consequências mais importantes do construtivismo para a prática de sala de aula são respeitar a exigir que esse tempo seja o mesmo de todas crianças e compreender que um desempenho mais vagaroso significa que ela seja menos dedicada do que as demais.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Concurso:
Prefeitura de Balneário Pinhal - RS
Disciplina:
Pedagogia
Metodologias interdisciplinares representam uma série de vantagens para alunos, educadores, instituições de ensino e para a sociedade como um todo, que ganha cidadãos com senso crítico apurado. Nesse sentido, sobre essas vantagens, analise as assertivas abaixo:
I. Apoia a autorresponsabilidade e o empoderamento.
II. Maior qualidade na aprendizagem.
III. Ajuda a criar ambientes colaborativos.
Quais estão corretas?
I. Apoia a autorresponsabilidade e o empoderamento.
II. Maior qualidade na aprendizagem.
III. Ajuda a criar ambientes colaborativos.
Quais estão corretas?
Concurso:
Prefeitura de Balneário Pinhal - RS
Disciplina:
Pedagogia
A diversidade na escola deve ser colocada em discussão independentemente da idade dos alunos. Com base nessa informação, assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma maneira de trabalhar o combate ao preconceito no ambiente escolar.