Filtrar


Questões por página:
O brincar é uma importante fonte de promoção de desenvolvimento, segundo Vygotsky (REGO,2014). Quando a criança brinca de “faz de conta”, por exemplo, representando com materiais uma realidade ausente, ela ativa o/a:
Ao adotar os projetos de trabalho em sua prática pedagógica, Sabrina, professora do ensino fundamental, tinha como um de seus objetivos deixar de assumir o lugar de única responsável pelas atividades que se realizam em sala de aula. Ela optou por desenvolver projetos, pois uma de suas vantagens é:
Para que a atitude de aceitação do outro em suas diferenças e particularidades seja incorporada pelas crianças – desde as diferenças de temperamento, de habilidades e de conhecimentos, até as diferenças de gênero, de etnia e de credo religioso –, o respeito a essa diversidade precisa:
Para desfazer a simetria com o ensino regular para crianças e adolescentes, de modo a permitir percursos individualizados e conteúdos significativos para os estudantes, os cursos voltados à Educação de Jovens e Adultos (EJA) devem pautar-se pela:
Dentre as diferentes tarefas dos educadores na atualidade, destaca-se a de “contribuir para que os sujeitos participantes do processo educativo desenvolvam a capacidade de ler – a palavra e o mundo – como instrumento de intervenção e participação social” (BAGNO et al.,2007, p.62). Sendo assim, não é suficiente ensinar a codificar e a decodificar, mas envolver os estudantes em práticas de letramento que são: