Filtrar


Questões por página:
A assessoria de comunicação integrada de uma empresa encomendou pesquisa de mercado com o objetivo de subsidiar a escolha da mídia básica para divulgar novo produto da marca. A partir dos resultados obtidos, procedeu-se à análise e uma peça foi redigida para ser apresentada às instâncias decisórias da empresa.
A ferramenta de comunicação interna a ser empregada em situações como a descrita acima é tipificada como:
Observe as seguintes especificidades: periodicidade regular; veiculação na mesma página e geralmente em posição fixa; publicação de notas; estilo mais livre e pessoal do redator; identificação de autoria.
A seção de jornal impresso que apresenta as características citadas acima é:
Em um jornal impresso diário é possível encontrar textos de cunho informativo e textos opinativos: “No seu perfil moderno e contemporâneo, o jornalismo situa o editorial na dimensão opinativa (ao lado de qualquer comentário assinado), e o resto do que se publica na dimensão noticiosa” (BAHIA, Juarez. Jornal, História e Técnica. As técnicas do Jornalismo. Pg.98. Editora Ática: 1990).
Destaca-se como elemento de identificação de um editorial jornalístico:
“Os jornalistas, como todas as pessoas, avaliam o valor da notícia que pensam haver nos eventos. Que tipos de eventos as pessoas julgam ter maior valor de notícia? Há muitas listas sobre atributos de notícias, mas geralmente elas incluem alguns ou todos os seguintes fatores: timing; proximidade; importância; impacto ou consequência; interesse; conflito ou controvérsia; sensacionalismo; proeminência; e novidade, estranheza ou raridade” (SHOEMAKER, Pamela J. e VOS, Tim P. Teoria do Gatekeeping: seleção e construção da notícia. Pg.42).
Com relação aos critérios de noticiabilidade definidos pela linha editorial de uma empresa jornalística brasileira, localizada na região Nordeste, a chamada (fictícia) que conjuga os fatores importância e proximidade é a seguinte:
Dois times de futebol se enfrentaram em uma final de campeonato. Independentemente do resultado esportivo, é praxe o envio de repórteres aos clubes no dia seguinte à partida para realizar entrevistas ou colher informações relativas ao pós-jogo. O editor de esportes destaca então os ângulos a serem abordados na cobertura dos repórteres e sugere perguntas.
O procedimento acima descrito é conhecido pelo seguinte termo jornalístico: