Filtrar


Questões por página:
Para cumprir as suas funções, a catalogação deve apresentar as seguintes características: integridade, clareza, precisão, lógica e consistência. Na representação bibliográfica, integridade significa que

Observe a descrição bibliográfica a seguir.

    Estatuto da criança e do adolescente: Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, Lei nº 8.242, de 12 de outubro de 1991. 3. ed. - Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2001.

     92 p. (Fontes de referência. Legislação, n. 36)

     ISBN 85-7365-155-5
 
De acordo com as regras do AACR-2, é correto afirmar que

Avalie as afirmativas sobre representação descritiva a seguir.


I. As regras do AACR-2 para descrição de recursos eletrônicos se aplica apenas aos recursos de acesso direto (local) em suporte físico, como disquete e CD-ROM.

II. Em catalogação, o conceito de descrição é a individualização do item-base da catalogação, tornando-o único entre os demais de um acervo, assim, a descrição estabelece um padrão que é comum a qualquer tipo de material.

III. No AACR-2, a descrição se divide em áreas, sendo que todas obedecem a um padrão único, com exceção da área 3 (dos detalhes específicos do material, presente apenas em alguns materiais) e da área 5 (da descrição física, diferente para cada material descrito).

IV. É durante o processo de catalogação de um documento que o catalogador define qual será o nível de catalogação mais indicado para a descrição do item.

V. Enquanto o AACR-2 é usado para descrever fisicamente um documento e definir a forma das suas entradas, o padrão MARC organiza esses mesmos dados para que possam ser processados por linguagens de marcação.

São verdadeiras SOMENTE
Na Classificação Decimal Universal, os auxiliares comuns independentes são assim chamados porque os conceitos que representam podem ocorrer independentemente de um assunto principal, ou precedê-lo na arrumação dos catálogos. São eles os auxiliares
Um centro de documentação jurídica, visando facilitar o acesso dos usuários à informação, decide reunir a sua coleção de legislação e doutrina relativa aos direitos da criança vítima de abandono. Ao estudar a melhor solução para o problema usando a Classificação Decimal Universal, os bibliotecários chegaram a duas notações diferentes: “-053.2-058.6.342.7” e “342.7-053.2-058.6". Ocorre que