Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Considere que duas amostras independentes, de tamanhos n1 > 1 e n2 > 1, em que n1 + n2 < 30, foram retiradas de duas populações normais com variâncias desconhecidas e diferentes.
Nessa situação, é correto afirmar que a estatística do teste dada pela diferença padronizada das médias aritméticas dessas duas amostras segue, sob a hipótese nula, distribuição t de Student com n1 + n2 – 2 graus de liberdade.

mostrar texto associado
No teste qui-quadrado para aderência, a estatística de teste baseia-se na comparação entre o número observado e o número esperado de elementos em cada categoria. Nesse caso, sob a hipótese nula, a estatística desse teste segue aproximadamente uma distribuição qui-quadrado, desde que o número esperado de elementos em cada categoria seja suficientemente grande.
mostrar texto associado
A análise de variância (ANOVA), que é generalização do teste t , permite testar se as variâncias de vários grupos diferentes são ou não iguais.
mostrar texto associado

Define-se poder do teste como a probabilidade de a hipótese nula ser rejeitada quando esta é, de fato, falsa. Logo, o poder do teste é igual a 1 – ϒ. em que ϒ é a probabilidade de haver o erro do tipo I.

mostrar texto associado

Para o intervalo 2 ≤ x ≤ 5, é correto escrever a função de densidade de probabilidade da variável X, f(x), como f(x) = mínimo