Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas e seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A proctocolite alérgica acontece, em sua maioria, em lactentes em aleitamento materno exclusivo. ( ) A Doença do Refluxo Gastroesofágico, em menores de 1 ano, tem como principal diagnóstico diferencial a Esofagite alérgica (APLV). ( ) Deve haver, obrigatoriamente, história de ingestão de leite de vaca ou derivados, em pacientes com sintomas gastrointestinais, para se considerar o diagnóstico de Alergia a Proteína do Leite de Vaca (APLV). ( ) Em pacientes com cólica, sem demais sinais e sintomas, o diagnóstico de APLV é frequente e deve ser prontamente considerado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Lactente de 6 meses, em aleitamento materno exclusivo previamente, iniciou quadro de vômitos e diarreia após ingesta de leite de vaca in natura, associados à desidratação, com necessidade de hidratação endovenosa em pronto socorro, em 2 momentos diferentes. Com relação ao diagnóstico mais provável, assinale a alternativa correta.
Menino de 5 anos procura pronto-socorro pois avó, ao realizar os cuidados, sentiu uma massa no abdome do paciente. Exame físico: massa palpável em flanco esquerdo, de consistência endurecida; linfonodos palpáveis em cadeias inguinal, cervical bilateral, móveis, discretamente aumentados, fibroelásticos; sem demais alterações. Avó refere, também, que o paciente apresentou perda de 4 Kg no último mês. Com relação aos prováveis diagnósticos diferenciais, assinale a alternativa incorreta.
Menino de 8 anos apresenta diarreia há 2 dias, com baixa frequência, volume alto, semilíquida, explosiva, associada à febre baixa, vômitos pós alimentares e inapetência. Com relação aos agentes etiológicos mais prováveis, assinale a alternativa incorreta.
Menina de 12 anos procura pronto-socorro com queixa de dor abdominal em região epigástrica, com irradiação para dorso, associada à náuseas, de início há 12 horas. Exames laboratoriais: contagem de leucócitos 20.000, Proteína C reativa elevada, Gama GT 1200mg/dL, AST 100 U/L, ALT 150 U/L, Bilirrubina total 1mg/dL. Ultrassonografia de abdome total: espessamento de parede de vesícula biliar, com líquido peri-cólico. Assinale a alternativa com a hipótese diagnóstica correta.