Filtrar


Questões por página:
No Brasil, a Hantavirose é uma zoonose viral aguda, cuja infecção em humanos se apresentam na forma da Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus. Acerca das medidas de prevenção e controle dessa doença, analise o trecho a seguir:
“As medidas de prevenção e controle devem ser fundamentadas em manejo ambiental por meio, principalmente, de práticas de higiene e medidas corretivas no meio ambiente, como saneamento e melhoria nas condições de moradia, tornando as habitações e os locais de trabalho ______ à instalação e à proliferação de roedores (______), associados às ______ (no domicílio e/ou no peridomicílio), quando extremamente necessário.”
(Guia de Vigilância em Saúde – Ministério da Saúde – 5 ed.,2021, p.947, adaptado).
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
A Hantavirose é uma doença infecciosa causada por um vírus RNA, pertencente à família Bunyaviridae, gênero Hantavirus, e tem como reservatórios naturais alguns roedores silvestres, que podem eliminar o vírus pela urina, saliva e fezes. No que se refere ao modo de transmissão da Hantavirose, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A infecção humana ocorre mais frequentemente pela inalação de aerossóis, formados a partir da urina, das fezes e da saliva de roedores infectados. ( ) Há relato de transmissão por contato do vírus com mucosa (conjuntival, da boca ou do nariz), por meio de mãos contaminadas com excretas de roedores. ( ) Uma forma de transmissão pouco frequente é a percutânea, por meio de escoriações cutâneas ou mordedura de roedores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Quanto ao esquema para profilaxia da raiva humana pós-exposição indicado em casos de exposição, contidas NOTA TÉCNICA Nº 8/2022 - CGZV/DEIDT/SVS/MS, assinale a alternativa incorreta.
No Brasil, o vírus da Raiva, gênero Lyssavirus, possui cinco variantes rábicas associadas a reservatórios específicos; dentre esses reservatórios há morcegos insetívoros que, também, podem transmitir raiva ao ser humano. Isto posto, assinale a alternativa correta que contém uma espécie de quiróptero (morcego) que tem insetos como base alimentar.
Em 2022, houve atualizações no Protocolo de Profilaxia pré, pós e reexposição da raiva humana no Brasil, por meio da Nota Técnica nº 8 (NOTA TÉCNICA Nº 8/2022 - CGZV/DEIDT/SVS/MS) do Ministério da Saúde. Sobre essa Nota Técnica, assinale a alternativa correta que contém o esquema vacinal recomendado no protocolo de profilaxia pré-exposição da raiva humana.