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Um químico precisa preparar 250 ml de uma solução 0,4 M de hidróxido de sódio a partir da pesagem de NaOH com 90% de pureza. Considere as seguintes massas atômicas: Na = 23g.mol-1, O = 16,0 g.mol-1 e H = 1,0 g.mol-1.
A massa de NaOH (em g) necessária para preparar a solução é:
A massa de NaOH (em g) necessária para preparar a solução é:
O avanço da tecnologia nos levou a tecnologias como o LED (diodos emissores de luz) ou laser. Esses esforços foram conseguidos graças ao aperfeiçoamento dos modelos atômicos, principalmente ao modelo atômico oriundo da mecânica quântica. Porém, mesmo distante em suas concepções, os modelos atômicos de Bohr e o modelo quântico possuem semelhanças. Sob essa perspectiva, analise as afirmativas a seguir.
I. Em ambos os modelos, os elétrons encontram-se em órbitas circulares, em um raio fixo. II. Ambos os modelos, os elétrons são vistos como ondas, ao invés de partículas. III. Em ambos os modelos, a energia de um elétron é quantizada, ou seja, ele pode receber ou emitir determinados valores "permitidos". IV. No modelo de Bohr, o elétron é visto como partícula, no modelo quântico, como onda. V. A energia dos elétrons e suas posições nos orbitais podem ser descritas com a equação de onda Schrödinger.
Estão corretas as afirmativas:
I. Em ambos os modelos, os elétrons encontram-se em órbitas circulares, em um raio fixo. II. Ambos os modelos, os elétrons são vistos como ondas, ao invés de partículas. III. Em ambos os modelos, a energia de um elétron é quantizada, ou seja, ele pode receber ou emitir determinados valores "permitidos". IV. No modelo de Bohr, o elétron é visto como partícula, no modelo quântico, como onda. V. A energia dos elétrons e suas posições nos orbitais podem ser descritas com a equação de onda Schrödinger.
Estão corretas as afirmativas:
Na história da ciência, o estudo dos átomos foi deduzido passo a passo a partir do entendimento que havia um elétron, de carga negativa orbitando um núcleo positivo. Em sua contribuição para o modelo atômico, Bohr sugeriu que os elétrons estavam contidos em órbitas estáveis. Assinale a alternativa que apresenta a asserção correta.
Um grupo de alunos de graduação em Química tentou fazer a simulação da mistura de gases de um vulcão adicionando 3,2 g SO2,12,0 g de H2O e 0,44 g de CO2 em um recipiente de 20 l e mantido em 120,0°C. Sobre essa experiência, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A pressão total do sistema é maior que a soma das pressões parciais dos gases do experimento. ( ) A quantidade de matéria total no recipiente é a soma do número de mols de cada gás do recipiente. ( ) A pressão parcial de cada gás (Pi) é dado pela fração (ni/ntotal) da pressão final, representada pela equação Pi = Xi.P, onde Xi = ni/ntotal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) A pressão total do sistema é maior que a soma das pressões parciais dos gases do experimento. ( ) A quantidade de matéria total no recipiente é a soma do número de mols de cada gás do recipiente. ( ) A pressão parcial de cada gás (Pi) é dado pela fração (ni/ntotal) da pressão final, representada pela equação Pi = Xi.P, onde Xi = ni/ntotal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Os gases ideais seguem as leis e equações quando P → 0, o que ocorre em poucas situações e em condições especiais. Já os gases chamados reais são aqueles que possuem comportamentos diferentes daqueles preditos pela Lei dos Gases Ideais, principalmente em altas pressões ou baixas temperaturas. Assinale a alternativa correta.