Filtrar


Questões por página:
Uma paciente de 50 anos tem ciclos irregulares, com períodos de amenorreia. Como tem dor pélvica importante no período menstrual, foi realizada ressonância magnética da pelve, sendo diagnosticada endometriose pélvica. Nega outras queixas ou uso de medicamentos. Seus outros exames consistem em dosagem do CA-125 de 69U/ml e dosagem de FSH de 59mUI/ml. Nessa situação, o tratamento mais adequado é:
É causa de dismenorreia primária:
Paciente com 34 anos de idade tem queixa de sangramento menstrual excessivo, durando muitas vezes 10-14 dias. Os ciclos são regulares e seu método contraceptivo é o preservativo masculino. A ultrassonografia transvaginal evidenciou útero de volume normal, com espessura endometrial de 18mm e regiões anexiais sem anormalidades. Dentre as opções abaixo, a melhor conduta é:
Paciente de 20 anos tem queixa de dor pélvica intensa há cinco dias. Ao exame a sua temperatura axilar é de 39o C. Na palpação do abdome, o hipogástrio está bastante doloroso, sem sinais de irritação peritoneal. O exame especular evidenciou secreção purulenta saindo pelo orifício cervical. No toque, palpa-se massa anexial dolorosa em fundo de saco posterior à esquerda. O melhor esquema terapêutico para o caso descrito é:
Uma gestante, com 7 semanas de atraso menstrual, procura atendimento com seu ginecologista. Encontra-se bastante ansiosa e preocupada, devido ao seu histórico de três perdas gestacionais no primeiro trimestre e de uma gestação que teve que ser interrompida com 28 semanas devido a pré-eclâmpsia grave, nascendo uma criança com baixo peso para a idade gestacional. Não tem filhos mas deseja muito. Diante desse caso, a conduta a ser tomada é: