Questões de Concurso
Filtrar
663 Questões de concurso encontradas
Página 112 de 133
Questões por página:
Sobre os sistemas construtivos tradicionais brasileiros, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. Sistema ainda hoje utilizado em construções rurais, devido ao baixo custo, resistência e durabilidade, a taipa de mão faz uso apenas de materiais naturais, sendo a execução finalizada com barro colocado e amassado com as mãos.
II. A cantaria se refere ao sistema feito com a pedra lavrada de maneira precisa, de modo que as peças se ajustam perfeitamente umas sobre as outras sem o auxílio de argamassa. No Brasil, encontra-se apenas em parte dos edifícios, devido à falta de mão de obra qualificada e ao alto custo.
III. A alvenaria de pedra se caracteriza pelo uso da pedra de tamanho variável e acabamento irregular, tendo como argamassas a areia e cal ou o barro. Construções nesse sistema têm como característica paredes espessas.
IV. O estuque é caracterizado por uma divisória feita com estrutura de vigas de madeira e revestimento de tábuas. Sistema simples e de fácil execução, foi utilizado no Brasil colonial principalmente para divisórias internas.
V. O Enxaimel é uma técnica construtiva caracterizada pelo uso de estruturas de madeiras encaixadas e vãos preenchidos com tijolos ou taipa. Esse sistema construtivo é comum no sul do Brasil.
Sobre os instrumentos estabelecidos pelo estatuto da cidade, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. O direito de superfície abrange o direito de utilizar o solo, o subsolo ou o espaço aéreo relativo ao terreno.
II. O direito de superfície permite ao Município proceder à desapropriação do imóvel, com pagamento em títulos da dívida pública.
III. A outorga onerosa possibilita o proprietário de imóvel urbano, privado ou público, a exercer, em outro local, o direito de construir previsto no plano diretor.
IV. O direito de preempção confere ao Poder Público municipal preferência para aquisição de imóvel urbano objeto de alienação onerosa entre particulares.
V. A transferência do direito de construir possibilita o direito de construir acima do coeficiente de aproveitamento básico adotado, mediante contrapartida a ser prestada pelo beneficiário.