Filtrar


Questões por página:

Um circuito elétrico possui quatro nós interligados por elementos passivos e/ou ativos. Esse circuito é descrito pela tabela e seus nós são P, Q, R e T.

Dado que o nó T é o nó de referência, assinale a alternativa que apresenta a matriz de admitâncias do circuito descrito pela tabela, considerando as linhas e colunas na ordem P, Q e R.

A barra de entrada do sistema elétrico de uma indústria possui potência de curto-circuito trifásico de j · 10 [p.u.] e potência de curto-circuito fase-terra de j · 9 [p.u.]. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o valor das impedâncias de sequência positiva e de sequência zero, em valores por unidade, nessa barra.

Uma fonte trifásica assimétrica, de sequência positiva (ABC), apresenta os seguintes valores para as tensões de fase

AN = 100 ∠0° [V];
BN = 120 ∠ -90° [V}; e
CN = 100 ∠60° [V] .

Assinale a alternativa que apresenta aproximadamente a tensão de sequência positiva, em [V] dessa fonte. Para tanto considere que √3 = 1,7.

Uma fonte trifásica, simétrica e de sequência direta (ABC) alimenta uma carga trifásica, equilibrada, por meio de uma linha de transmissão idealmente transposta, cuja matriz de impedâncias série é



Dado que a tensão de fase na linha é 10 [kV] e que a potência de base é 300 [MVA], assinale a alternativa que apresenta essa matriz de impedâncias série, em valores por unidade.

Um transformador monofásico, cuja potência nominal é 50 [MVA], possui relação de transformação 230/34,5 [kV], reatância de curto-circuito de 2 [%] e comutador de derivação no enrolamento de baixa tensão, que pode ser considerado ideal. O primário desse transformador está conectado a uma fonte de tensão ideal de 230 [kV] e o secundário está conectado a uma linha de transmissão cuja impedância é 0,03 + j · 0,02 [p.u.] na base 34,5 [kV] e 50 [MVA]. Essa linha está conectada a uma carga indutiva cuja impedância é constante, e que consome 25 [MVA] e 20 [MW] quando alimentada com uma tensão de 31,05 [kV]. Assinale a alternativa que apresenta o melhor ajuste da derivação para que a tensão na carga seja o mais próximo de 34,5 [kV].