Filtrar


Questões por página:
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais elaborados e publicados na década de 90 do século XX para o ensino de Arte na escola, as diretrizes gerais para a prática pedagógica foram fixadas na perspectiva das Artes Visuais, tendo como aporte a metodologia triangular da arte-educadora e pesquisadora Ana Mae Barbosa, que elenca como os três eixos de função:
Na esteira de transformações oportunizadas a partir da Semana de Arte Moderna de 1922, do movimento escola nova e da influência dos estudos da psicologia norte-americana na Educação, algumas mudanças aconteceram na perspectiva do ensino de Arte nas escolas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essa(s) mudança(s).

Refletindo sobre a atividade artística, sua importância na vida dos sujeitos e principalmente no processo de ensino aprendizagem, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Pode-se afirmar que a atividade artística resulta da necessidade fundamental do homem de superar os limites da mera sobrevivência, criando novas necessidades eminentemente humanas que vão além do atendimento ao apelo primário do alimento e do abrigo.

II. O desafio histórico do processo de (re) humanização dos sentidos do homem é colocado a todos aqueles que trabalham com a educação e ao artista que, na sua práxis, trabalha diretamente com a sensibilidade humana.

III. No processo de afirmação da práxis artística como trabalho humano e consciente, a educação desempenha papel fundamental, em particular para a maioria da população que possui na escola o principal instrumento de inclusão social e cultural.

Pensando na relação entre Arte e Ciência, assinale a alternativa correta.
Entre os anos 70 e 80, antigos professores das diversas expressões de Arte viram-se responsabilizados por educar os alunos nas escolas do ensino médio em todas as manifestações artísticas. Com base nesse contexto da história do ensino de Arte nas escolas, assinale a alternativa correta.