Filtrar


Questões por página:
Como definido na maior parte da literatura, a biodiversidade é uma variedade de formas de vida que existe em nosso planeta, desde os microrganismos até as espécies mais complexas, como as plantas e os animais. É essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos, pois é a base dos ecossistemas e fornece recursos naturais fundamentais para a manutenção da vida humana, como alimentos, medicamentos e materiais de construção. Assim é possível que a biotecnologia:
I faça com que a biodiversidade seja uma fonte valiosa para a biotecnologia, pois a diversidade genética dos organismos é fundamental para a descoberta de novas substâncias e tecnologias.
II também possa contribuir para a conservação da biodiversidade.
III possa ajudar na restauração de ecossistemas danificados por atividades humanas, por meio da utilização de plantas e microrganismos que auxiliam na recuperação do solo e da água.
IV permita realizar a introdução de espécies exóticas em ecossistemas naturais.
Dos itens acima descritos, aqueles que apresentam impacto ambiental positivo são:
A biotecnologia tem sido aplicada no desenvolvimento de novos alimentos com o objetivo de melhorar diversas características. Os novos alimentos incorporados pela biotecnologia tendem a ser uma ferramenta importante para melhorar a qualidade nutricional dos alimentos, aumentar a produtividade agrícola e reduzir o impacto ambiental consequente dessa produção; entretanto, cabe ressaltar que é de extrema importância avaliar cuidadosamente os riscos e benefícios potenciais desses alimentos e, com isso, garantir que possam ser seguros para o consumo. Um dos alimentos que vem sendo desenvolvido é o arroz dourado, que foi modificado geneticamente para produzir altos níveis de uma determinada vitamina pelo aumento dos níveis de betacaroteno. A deficiência dessa vitamina pode acarretar xeroftalmia e cegueira que ocorrem mais comumente na África e no Sudeste Asiático. A vitamina neste caso referida é a vitamina:
No estudo da cinética de uma reação química existem dois tipos de reações: a reação elementar e a reação não elementar. Dentre as opções abaixo, a que se enquadra, perfeitamente, nas características de uma REAÇÃO ELEMENTAR é:
Dentro das técnicas de análise instrumental temos a cromatografia que é descrita como a separação de misturas por interação diferencial dos seus componentes entre uma fase estacionária (líquido ou sólido) e uma fase móvel (líquido, gás ou fluído supercrítico). Dessa maneira, diversas formas de interação podem ocorrer. Dentre elas, a que representa melhor a cromatografia que atua pelo mecanismo de partição apresenta-se na opção:
A fermentação é um processo bioquímico que ocorre quando os microrganismos convertem os carboidratos em produtos finais úteis. As fermentações, em sua maioria:
I são realizadas por bactérias ou fungos, como leveduras.
II obtêm, por meio da quebra dos açúcares e outros nutrientes, componentes menores.
III durante as reações, convertem em moléculas pequenas que podem ser ácidos orgânicos, álcoois, aminoácidos e outras substâncias.
IV têm sido amplamente utilizadas na produção de alimentos, como queijo, iogurte, pão, cerveja e vinho os quais são produzidos por aminoácidos.
Dos itens acima mencionados, estão corretos: