Filtrar


Questões por página:
Ao observarmos pacientes queimados de face e pescoço, constatamos que a retração tecidual e mesmo a perda de tecido causam limitação das expressões e sensações transmitidas pela face, promovendo um aspecto mumificado, levando à redução das funções das estruturas anatômicas musculares desta região, influenciando, consequentemente, as atividades das funções do sistema estomatognático. A fonoaudiologia colabora, de forma reconhecida, promovendo o equilíbrio miofuncional e estomatognático na reabilitação dos pacientes queimados.
A contribuição da fonoaudiologia para esses casos tem como característica a abordagem na fase:
Referente a atuação da fonoaudiologia na paralisia facial é correto afirmar.
Com relação à atuação fonoaudiológica em ambiente hospitalar, leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A atuação da fonoaudiologia na Unidade de Terapia Intensiva se constitui num trabalho, tanto no sentido de manutenção de vida, porque previne as complicações, quanto de qualidade de vida, uma vez que permite que o paciente sempre volte a se alimentar pela boca, mantendo um suporte nutricional adequado. II. Na avaliação funcional da deglutição com dieta é necessário verificar os parâmetros, nível de consciência do paciente, condições clínicas gerais. III. O atendimento fonoaudiológico do paciente disfágico hospitalizado pode contribuir na redução do tempo de internação. IV. O fonoaudiólogo que atua com o paciente ainda no leito, de forma tardia, preventiva, intensiva, pré e pós-cirúrgica.
Dentre os tipos de aleitamento materno é INCORRETO afirmar que
Considera-se que o recém-nascido tem uma boa pega quando ele realiza coordenação entre: