Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Leia o texto 'Gêneros textuais' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:

I. O texto leva o leitor a entender que, no ambiente escolar, o trabalho com a diversidade de gêneros textuais possibilita o confronto de diferentes discursos sobre a mesma temática e ainda permite uma metodologia interdisciplinar com atenção especial para o funcionamento da língua e para as atividades culturais e sociais.

II. O texto leva o leitor a concluir que, nas práticas comunicativas, os indivíduos fazem uso de inúmeros gêneros textuais, sempre com o objetivo de tonar a mensagem mais clara, abstrata, imediata e intrincada. Assim, afirma o texto, ao escolher um gênero literário, o escritor está fazendo uma escolha política.

III. Uma das ideias presentes no texto é a de que os gêneros textuais são “modelos” de textos que circulam socialmente e que estabelecem formas próprias de organização do discurso. De acordo com o texto, eles são caracterizados pelo conteúdo temático, pelo estilo e pela construção composicional, que, numa esfera de utilização, apresentam tipos relativamente estáveis de enunciados.

Marque a alternativa CORRETA:
mostrar texto associado
Leia o texto 'Gêneros textuais' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:

I. As informações presentes no texto permitem inferir que os gêneros textuais são fenômenos históricos, profundamente vinculados à vida cultural e social. São fruto de trabalho coletivo e contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia a dia.

II. O texto apresenta alguns exemplos de gêneros textuais, tais como o diálogo face a face, o bilhete, a carta (pessoal, comercial etc.), a receita culinária, o horóscopo, o artigo, o romance, o conto, a novela, o cardápio de restaurante, a lista de compras, a aula virtual, a piada, a resenha, o inquérito policial, o ofício, o requerimento, a ata.

III. Após a análise do texto, é possível concluir que, atualmente, identifica-se uma grande diversidade de gêneros na literatura, os quais representam instrumentos estanques e limitadores da ação criativa, ao mesmo tempo em que impõem regras inflexíveis aos escritores e aos autores, como uma “receita” para a arte.

Marque a alternativa CORRETA:
mostrar texto associado
Leia o texto 'Avaliação' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:

I. Após a análise do texto, é possível inferir que o modelo tradicional da avaliação escolar define a classificação de indivíduos segundo um padrão determinado como a principal função do ato de avaliar.

II. O texto leva o leitor a entender que as decisões metodológicas do professor e a relação desse profissional com o aluno não estão livres da influência dos juízos de valor que ocorrem no ambiente escolar.

III. Após a análise do texto, é possível concluir que os professores e os gestores escolares, se não receberem a capacitação adequada, tendem a tratar os alunos conforme os juízos de valor que os familiares fazem dos educandos e, dessa forma, contribuem para traçar o destino dos alunos, para o sucesso ou para o fracasso.

Marque a alternativa CORRETA:
mostrar texto associado
Leia o texto 'Avaliação' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:

I. O texto leva o leitor a entender que a avaliação classificatória é uma prática que está carregada de preconceito e estigma e pode tornar-se um instrumento autoritário ao mesmo tempo em que tolhe o desenvolvimento escolar de muitos alunos.

II. De acordo com as informações do texto, pode-se inferir que o principal uso autoritário da avaliação tradicional é a sua transformação em mecanismo disciplinador de condutas individuais. Ou seja, os alunos que adotam comportamentos socialmente indesejáveis são punidos com notas ou conceitos menores nas instituições que adotam um modelo mais tradicional de pedagogia, afirma o texto.

III. As informações presentes no texto permitem concluir que o modelo tradicional da avaliação escolar força o professor a classificar os alunos através de notas e, a partir dessa segmentação, os educandos tendem a ter uma menor autonomia sobre as próprias escolhas de futuro pessoal e profissional.

Marque a alternativa CORRETA:
mostrar texto associado
Leia o texto 'Avaliação' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:

I. O texto sugere que, na prática escolar, a avaliação costuma ser perpassada por concepções autoritárias e impessoais, afetando a tomada de decisão dos professores e gestores escolares em favor de uma pedagogia distante da realidade social. Essa concepção individualista e regressiva da educação escolar, afirma o texto, é o reflexo de uma gestão pouco engajada na compreensão da realidade dos educandos.

II. O texto leva o leitor a concluir que a avaliação é um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão. Em outras palavras, avaliar implica a emissão de julgamentos de valores, a partir de dados coletados, visando a uma tomada de decisão, afirma o texto.

III. Uma das ideias presentes no texto é a de que, no meio escolar, é frequente a utilização do poder e do veredicto da avaliação para ameaçar os alunos, transformando-a em um instrumento que ameaça e disciplina os alunos pelo medo em detrimento da sua função de ser um instrumento diagnóstico para o crescimento.

Marque a alternativa CORRETA: