Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir:
I. A Política Nacional de Humanização existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão. Essa política busca qualificar a saúde pública no Brasil e desencorajar as trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários, no âmbito da saúde. Atualmente, a PNH se faz presente e está inserida em todas as políticas e programas do SUS. II. As queimaduras térmicas são provocadas por fontes de calor como o fogo, líquidos ferventes, vapores e objetos quentes. As queimaduras químicas, por sua vez, são provocadas por substância química em contato com a pele, roupas e excesso de exposição ao sol. Já as queimaduras por eletricidade são provocadas por descargas elétricas. III. Antes do início do uso do diafragma, é necessário a realização do exame pélvico para a escolha do tamanho adequado desse utensílio, que poderá ser feito através de sua medição. O procedimento de mensuração do diafragma deve ser iniciado com a introdução dos dedos indicador e médio na vagina até que se toque o fundo de saco posterior, marcando-se a distância entre este e o sub-púbis com o polegar da mesma mão. O diafragma deve ser colocado até 2h antes da relação sexual, devendo ser retirado de 6 a 8 horas depois da última relação sexual.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. Recomenda-se que a criança seja amamentada sem restrições de horários e de tempo de permanência na mama. É o que se chama de amamentação em livre demanda. Nos primeiros meses, é normal que a criança mame com frequência e sem horários regulares. O tempo de permanência na mama em cada mamada não deve ser fixado. O mais importante é que a mãe dê tempo suficiente à criança para ela esvaziar adequadamente a mama. Dessa maneira, a criança recebe o leite do final da mamada, que é mais calórico, promovendo a sua saciedade e, consequentemente, maior espaçamento entre as mamadas. O esvaziamento das mamas é importante também para o ganho adequado de peso do bebê e para a manutenção da produção de leite suficiente para atender às demandas do bebê. II. A vigilância em saúde é responsável por ações de vigilância, de prevenção e de controle de doenças transmissíveis. É responsável, também, pela vigilância de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, de saúde ambiental, de acompanhamento meteorológico para a produção agrícola e de ações de saúde do trabalhador. Inclui-se no escopo da vigilância em saúde, também, a análise de situação de saúde da população brasileira. III. Para calcular o volume de solução cristaloide a ser utilizada na hidratação venosa do paciente queimado, utiliza-se a fórmula de Parkland (2 a 4ml/kg/% superfície corporal queimada para crianças e adultos). A inserção de 50% do volume calculado da infusão deverá ser realizada nas primeiras 8 horas e os 50% restantes nas 16 horas seguintes, considerando as horas a partir do horário da queimadura.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. A esterilização por calor úmido (vapor saturado sob pressão) atua desnaturando e coagulando as proteínas das células microbianas. A forma mais usual de realizar a esterilização pelo calor úmido é com autoclaves. Nesse tipo de equipamento, o material fica exposto ao vapor d’água sob pressão a 121ºC durante 15 minutos. Os itens devem ser embalados de forma a permitir o contato com o vapor e o processo deve se dar no vácuo, para que a temperatura desejada seja alcançada com mais eficiência, além de permitir a penetração do vapor nos poros do material e também evitar a formação de bolsões de ar frio. II. No Brasil, considera-se um pronto socorro uma área determinada de uma instituição hospitalar pública, provido da devida sinalização, com número limitado a doze leitos e formado apenas por uma equipe de médicos e enfermeiros. De acordo com a legislação vigente, apenas hospitais de grande porte, localizados em centros urbanos, têm autorização para manter um pronto socorro. III. Os quadros graves de escorpionismo são caracterizados por dor intensa no local da picada, além de manifestações sistêmicas como sudorese profusa, vômitos incoercíveis, salivação excessiva, alternância de agitação com prostração, bradicardia, insuficiência cardíaca, edema pulmonar, choque, convulsões e coma. O tratamento específico consiste na administração por via intravenosa de soro antiescorpiônico (SAEEs) ou antiaracnídico (SAAr) na dosagem de 4 a 6 ampolas.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. A razão de mortalidade materna estima a frequência de óbitos femininos, ocorridos até 42 dias após o término da gravidez, atribuídos a causas ligadas à gravidez, ao parto e ao puerpério, em relação ao total de nascidos vivos. O número de nascidos vivos é adotado como uma aproximação do total de mulheres grávidas e reflete a qualidade da atenção à saúde da mulher. Taxas elevadas de mortalidade materna estão associadas à insatisfatória prestação de serviços de saúde a esse grupo, desde o planejamento familiar e a assistência pré-natal, até a assistência ao parto e ao puerpério. II. Em caso de acidente com escorpiões, é recomendável levar a vítima imediatamente ao hospital de referência mais próximo. O protocolo de atendimento imediato determina a administração de uma solução de soro fisiológico com iodo a 6%, em intervalos de duas horas; e nortriptilina 2mg, transcorridas seis horas do acidente. III. O número de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com um máximo de 750 pessoas por ACS e de 12 ACS por Equipe de Saúde da Família, não ultrapassando o limite máximo recomendado de pessoas por equipe. As atividades desenvolvidas pelos agentes são acompanhadas e orientadas por um enfermeiro. É necessária a existência de um enfermeiro para até, no máximo,12 ACS e, no mínimo, quatro, constituindo, assim, uma equipe de agentes comunitários de saúde.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir:
I. As compressas ou panos utilizados para secar o material durante os procedimentos de limpeza de materiais em uma instituição de saúde devem ser somente para esse fim e devem ser substituídos frequentemente. Processos químicos também podem auxiliar na limpeza dos materiais, como, por exemplo, através do uso de desencrostantes, soluções enzimáticas ou aparelhos de ultrassom, que auxiliam na remoção de matéria orgânica. II. Em uma instituição de saúde, a esterilização química apresenta diversas facilidades como, por exemplo, o risco de uma nova contaminação do material após o processo, a dificuldade de armazenamento e de controle de qualidade e o monitoramento do processo. III. Em uma instituição de saúde, para uma adequada descontaminação de materiais, as escovas podem ser mergulhadas em trinitrotolueno a 1%, em recipiente plástico, durante 30 minutos, posteriormente enxaguadas e secas (em cima da estufa, por exemplo), devendo ser mantidas secas.
Marque a alternativa CORRETA: