Filtrar


Questões por página:
Choque cardiogênico é uma redução relativa ou absoluta do débito cardíaco, decorrente de um distúrbio cardíaco primário. Choque obstrutivo é causado por fatores mecânicos que interferem no preenchimento ou esvaziamento do coração ou dos grandes vasos. Em relação aos sintomas e sinais, analise os itens.

I- Estado mental alterado (p. ex., letargia, confusão, sonolência).

II- As mãos e os pés se apresentam avermelhados, quentes, viscosos e, raramente, cianóticos, assim como os lóbulos das orelhas, o nariz e os leitos ungueais.

III- O tempo de enchimento capilar é breve e, em todos os tipos de choque, a pele aparece arroxeada ou clara e ressecada.

IV- Diaforese patente pode ocorrer.

V- Os pulsos periféricos são fracos e tipicamente rápidos; com frequência, somente o pulso femoral ou carótico é palpável.

VI- Taquipneia e hiperventilação podem estar presentes.

VII- A pressão arterial tende a ser baixa (sistólica < 90 mmHg) ou impossível de mensurar; a mensuração direta por cateter intra-arterial, se efetuada, frequentemente proporciona valores maiores e mais precisos.

VIII- A excreção de urina é alta.

Estão CORRETOS os itens:
Decorre de espessamentos intensos inflamatórios e fibróticos do pericárdio. Às vezes, os folhetos parietal e visceral aderem-se mutuamente ou ao miocárdio. O tecido fibrótico geralmente contém depósitos de cálcio. O pericárdio rígido e espesso compromete acentuadamente o enchimento ventricular, diminuindo o volume de ejeção e o débito cardíaco. O acúmulo significativo de líquido pericárdico é raro. A alteração do ritmo é comum. As pressões diastólicas nos ventrículos, átrios e leitos venosos tornam-se praticamente as mesmas.

O enunciado refere-se à(o):
Sobre a Medicina Nuclear aplicada a Cardiologia, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre as doenças cardíacas congênitas é INCORRETO afirmar que:
Analise os itens que tratam sobre “Cor Pulmonale”:

I- Cor pulmonale, muitas vezes referida como doença cardíaca pulmonar, é definido como dilatação e hipertrofia ventrículo direito (VD) em resposta a doenças da vasculatura pulmonar e / ou parênquima pulmonar.

II- O mecanismo fisiopatológico comum em cada caso é a hipertensão pulmonar suficiente para levar a dilatação do VD, com ou sem o desenvolvimento de concomitante de hipertrofia do VD.

III- Apesar da gravidade da doença, esta raramente tem a dispneia como sintoma.

De acordo com a avaliação dos itens acima, assinale a alternativa CORRETA.