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O mercado de trabalho (MT) refere-se às oportunidades de emprego e vagas existentes nas empresas e o mercado de recursos humanos (MRH) refere-se ao número de candidatos a emprego. O MRH pode estar total ou parcialmente contido no MT. Considera-se que o MRH é de oferta quando há abundância de candidatos e que ele é de procura quando há escassez de candidatos. São comportamentos comuns das organizações no MT em oferta:
Na prática das organizações, muitos profissionais atuam na área de recursos humanos das empresas, com destaque para administradores, psicólogos e pedagogos. Cada um desses profissionais pode dar um conjunto de contribuições distintas e que devem ser sinérgicas entre si. Contudo, o profissional responsável pela pedagogia corporativa e pelas práticas dela derivadas deve ser o pedagogo empresarial, que é a categoria ocupacional que domina os processos educacionais e pedagógicos. Esse profissional atribui grande relevância ao planejamento instrucional porque sabe que:
Competências profissionais podem ser definidas como a combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes que atuam de forma integrada no desempenho humano no trabalho. Nesse sentido, há uma relação direta entre competência e desempenho, de tal sorte que é esperado que pessoas que desenvolveram mais competências profissionais tenham também um maior desempenho no trabalho. O correto entendimento das dimensões que compõem o conceito de competência permite fazer as seguintes associações:
O Diretor de Recursos Humanos de uma grande empresa solicitou à equipe de pedagogos da casa que elaborassem um projeto de educação corporativa que permitisse aos funcionários trilhar caminhos de aprendizagem e obter contínuo desenvolvimento profissional. Os pedagogos consideraram um conjunto de princípios como pilares de sustentação do referido projeto, dentre eles a adequação à missão e aos objetivos organizacionais. Para atender a tal princípio, os pedagogos estabeleceram como prioridade:
A literatura de áreas como a Sociologia, a Administração, a Psicologia e a Educação tem sido bastante pródiga na discussão das transformações que vêm ocorrendo na realidade do trabalho. Em função do conjunto de mudanças sociais, políticas e econômicas que vem marcando o final do século XX e o início do século XXI, o mundo do trabalho passa a apostar na ideia de que cada trabalhador produzirá mais na razão direta de sua maior capacidade de aprender a aprender. Esse contexto caracteriza-se pela maximização das competências: