Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Segundo Silva (2014, p.15), a educação inclusiva é considerada um novo paradigma da educação brasileira e “o Brasil é um dos países que possuem a legislação mais moderna em relação às pessoas com deficiência”. Nesse contexto, é importante entender o que a legislação prevê quanto à diferença entre educação especial e educação inclusiva, no sentido de que:
mostrar texto associado
Os PCNs apresentam orientações para uma avaliação formativa, em oposição à tradicional avaliação somativa. Pode-se dizer que em uma avaliação formativa:
mostrar texto associado
A questão da pluralidade cultural é abordada no PCN no sentido de reforçar uma posição:
mostrar texto associado

Segundo os PCNs, temas transversais têm um foco claro de interesse social e podem ser facilmente trazidos para a sala de aula via Língua Estrangeira. Levando isso em conta, considere os procedimentos:


I propor atividades que enfoquem as escolhas linguísticas que as pessoas fazem para agir no mundo social.

II fazer escolhas temáticas somente com base no tópico gramatical da aula, por exemplo, um texto sobre a escova de dente, que pode repetido inúmeras vezes.

III submeter textos orais e escritos a sete perguntas: quem escreveu/falou, sobre o que, para quem, para que, quando, de que forma, onde?

IV abordar questões relacionadas aos direitos humanos, à organização política das minorias étnicas, à raça/racismo, a papéis de gênero e a outras questões éticas.


São exemplos bem-sucedidos de procedimentos pedagógicos úteis somente:

mostrar texto associado
Para viabilizar a abordagem dos temas centrais e transversais, é preciso entender a natureza sociointeracional da linguagem e do processo de aprendizado. Segundo os PCNs, isso significa entender o processo de construção de significados de natureza sociointeracional como moldado pela articulação de três tipos de conhecimento: