Questões de Concurso
Filtrar
2.663 Questões de concurso encontradas
Página 342 de 533
Questões por página:
I - A crise originada nos Estados Unidos devido à superprodução agrícola, à diminuição do consumo e das exportações e ao crack da bolsa de Nova Iorque.
II - A fase de extrema prosperidade vivida pelos Estados Unidos na década de 1920, quando o presidente Hoover chegou a afirmar que a pobreza seria banida do país.
III - A dependência da economia mundial em relação à economia norteamericana, que detinha 45% do ouro do planeta.
Quais foram responsáveis pela Grande Depressão de 1930?
I - Os iluministas foram grandes críticos do Antigo Regime e das conservadoras instituições sociais e políticas francesas.
II - Os iluministas produziram escritos em larga medida, porém sofreram com perseguições, censura e expulsão de instituições.
III - Os iluministas utilizaram largamente as cartas como forma de comunicação, por serem um veículo a salvo da censura e que permitia a circulação de suas ideias.
IV - A principal publicação dos iluministas foi a Enciclopédia, que constituiu o lugar de difusão das suas ideias, tendo caráter colaborativo, com cerca de trezentos autores, e objetivando reunir todos os conhecimentos científicos e filosóficos.
Quais estão corretas?
I - que o texto seja verificado a partir de garantias externas (estampilhas, selos, carimbos) e internas (Filologia e Paleografia);
II - que a autenticidade documental seja analisada com base nos elementos formais do documento;
III - que a Epigrafia, a Numismática, a Sigilografia, a Paleografia e a Arqueologia sejam ciências auxiliares da História;
IV - que a narrativa do historiador seja separada do relato das fontes oculares, dando-se prioridade ao documento, o qual deve ser criticado e descrito.
Quais estão presentes na obra de Mabillon?
“A História fermenta a partir do estudo dos ‘lugares’ da memória coletiva. Lugares topográficos, como os arquivos, as bibliotecas e os museus; lugares monumentais, como os cemitérios ou as arquiteturas; lugares simbólicos, como as comemorações, as peregrinações, os aniversários ou os emblemas; lugares funcionais, como os manuais, as autobiografias ou as associações: estes memoriais têm a sua história. Mas não podemos esquecer os verdadeiros lugares da história, aqueles onde se deve procurar, não a sua elaboração, não a produção, mas os criadores e os denominadores da memória coletiva: Estados, meios sociais e políticos, comunidades de experiências históricas ou de gerações, levadas a constituir os seus arquivos em função dos usos diferentes que fazem da memória”. (LE GOFF, Jacques.1990. História e Memória)
Considerando-se a concepção de Le Goff, sobre patrimônio cultural e a identidade social, assinale a afirmação correta.