Questões de Concurso
Filtrar
500 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 100
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Pedagogia
Esta tendência pedagógica se propõe a resistir à burocracia como instrumento de controle e ação dominadora do Estado. Na escola, há uma mudança na maneira de pensar dos alunos, num sentido de autogestão. Trata-se da tendência:
Disciplina:
Pedagogia
Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação (1998) no que tange à relação entre aprendizagem e mundo do trabalho, as metodologias precisam estar em consonância com as novas demandas da Educação Básica, em que se destacam os conteúdos que façam sentido para o momento de vida presente e que ao mesmo tempo favoreçam o aprendizado de que o processo de aprender é permanente. Para tanto, é necessária a utilização de metodologias capazes de priorizar:
Disciplina:
Pedagogia
As Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana afirmam que a ideia de raça foi ressignificada pelo Movimento Negro no Brasil. Esse termo passou a ser utilizado:
Disciplina:
Pedagogia
Indique se os itens a seguir completam de maneira verdadeira (V) ou falsa (F) o texto e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, as políticas de reparações, de reconhecimento e valorização de ações afirmativas visam a que o Estado e a sociedade tomem medidas:
( ) para ressarcir os descendentes de africanos negros dos danos psicológicos, materiais, sociais, políticos e educacionais sofridos sob o regime escravista.
( ) que se concretizem em iniciativas de combate ao racismo e a toda sorte de discriminações.
( ) que incentivem políticas de reparações, no que cumpre ao disposto na Constituição Federal, que assinala o dever do Estado de garantir indistintamente, por meio da educação, iguais direitos para o pleno desenvolvimento de todos e de cada um, enquanto pessoa, cidadão ou profissional.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, as políticas de reparações, de reconhecimento e valorização de ações afirmativas visam a que o Estado e a sociedade tomem medidas:
( ) para ressarcir os descendentes de africanos negros dos danos psicológicos, materiais, sociais, políticos e educacionais sofridos sob o regime escravista.
( ) que se concretizem em iniciativas de combate ao racismo e a toda sorte de discriminações.
( ) que incentivem políticas de reparações, no que cumpre ao disposto na Constituição Federal, que assinala o dever do Estado de garantir indistintamente, por meio da educação, iguais direitos para o pleno desenvolvimento de todos e de cada um, enquanto pessoa, cidadão ou profissional.
Disciplina:
Pedagogia
Indique se os itens a seguir completam de maneira verdadeira (V) ou falsa (F) o texto e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
Para os pesquisadores contemporâneos, o plano de aula estabelece a proposta de trabalho do(a) professor(a) para uma determinada aula ou uma totalidade de aulas, representando maior detalhamento e objetividade do planejamento. Por meio desse documento, o(a) professor(a) aponta os procedimentos primordiais para a realização dos planos de estudos. Sendo assim, o plano de aula deve:
( ) apontar para os objetivos a serem alcançados. ( ) descrever o conteúdo que será trabalhado na aula. ( ) ser dedicado exclusivamente para os(as) professores(as) inexperientes. ( ) definir os procedimentos de ensino e organizar as atividades de seus alunos. ( ) sugerir recursos que serão utilizados durante a aula. ( ) deixar a forma de avaliação em aberto, visando a uma prática democrática.
Para os pesquisadores contemporâneos, o plano de aula estabelece a proposta de trabalho do(a) professor(a) para uma determinada aula ou uma totalidade de aulas, representando maior detalhamento e objetividade do planejamento. Por meio desse documento, o(a) professor(a) aponta os procedimentos primordiais para a realização dos planos de estudos. Sendo assim, o plano de aula deve:
( ) apontar para os objetivos a serem alcançados. ( ) descrever o conteúdo que será trabalhado na aula. ( ) ser dedicado exclusivamente para os(as) professores(as) inexperientes. ( ) definir os procedimentos de ensino e organizar as atividades de seus alunos. ( ) sugerir recursos que serão utilizados durante a aula. ( ) deixar a forma de avaliação em aberto, visando a uma prática democrática.