Filtrar


Questões por página:
Um circuito elétrico de 20 metros de comprimento alimenta uma carga pontual de 3.080 VA com alimentação bifásica e queda de tensão de 3 %.
Sabendo-se que o padrão de alimentação da instalação é de 220/127 V, a queda de tensão unitária em V/A.km é de:
Uma instalação elétrica industrial possui uma demanda média de 2.000 kW com fator de potência constante de 0,8. O transformador que alimenta essa instalação não pode ser solicitado acima de 3.125 kVA.
Para que não haja uma sobrecarga, o fator de carga mínimo dessa instalação é de:
Um circuito elétrico de 200 V alimenta uma carga de 3000 VA. O condutor desse circuito suporta 22 A nas condições de instalação. O disjuntor a ser instalado na proteção desse circuito deve ter uma corrente nominal, em ampères, de:
A vista superior e frontal de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas – SPDA do tipo eletrogeométrico (esferas rolantes) é apresentado nas figuras abaixo.


A quantidade de captores é a mínima necessária para prover a proteção em toda a área apresentada; suas alturas são iguais a 30 m e a distância d é de 10.√2 m.
A altura h entre os dois captores centrais, da vista frontal, em metros, é:
Considere um SPDA tipo Franklin, composto por dois captores, em um prédio com dimensões de planta de 6 por 16 metros. Sabe-se que o ângulo de proteção é de 60o .
A altura mínima desses captores, em metros, é de: