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A UML é uma linguagem visual utilizada para modelar sistemas orientados a objetos. Através dos elementos gráficos definidos nesta linguagem pode-se construir diagramas que representam diversas perspectivas de um sistema. Os diagramas UML são divididos em dois tipos: Diagramas Estruturais e Diagramas Comportamentais.

Adaptado de Eduardo Bezerra. Princípios de Análise e Projeto de Sistemas Com UML.2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier,2007.

Qual diagrama da UML apresenta as interações entre objetos na ordem temporal em que elas acontecem?
Os primeiros processos de desenvolvimento de software eram estritamente sequenciais, começando com uma fase de especificação de requisitos até chegar às fases finais de implementação, testes e manutenção do sistema. No entanto, começou-se a perceber que software é diferente de outros produtos de Engenharia. Essa percepção foi ficando clara devido aos problemas frequentes enfrentados por projetos de software nas décadas de 70 a 90. Dessa forma, surgiram os métodos ágeis, que preconizam que um sistema deve ser construído de forma incremental e iterativa. Pequenos incrementos de funcionalidade são produzidos, em intervalos curtos e, logo em seguida, validados pelos usuários. Diversos métodos que concretizam os princípios ágeis foram propostos, tais como Scrum, Extreme Programming (XP) e Kanban.
Adaptado de Marco Túlio Valente. Engenharia de Software Moderna: princípios e práticas para desenvolvimento de Software com produtividade. Belo Horizonte:[s.n.],2020.

Em relação aos métodos ágeis, avalie as seguintes afirmações:

I – Uma das características de processos ágeis é a adoção de ciclos curtos e iterativos de desenvolvimento, por meio dos quais um sistema é implementado de forma gradativa.
II – Scrum é um método ágil para gerenciamento de projetos, que necessariamente precisam ser projetos de desenvolvimento de software.
III – Extreme Programming (XP) é um método ágil voltado exclusivamente para projetos de desenvolvimento de software. Dessa forma, XP inclui um conjunto de práticas de programação.
IV – Assim como no Scrum, o Kanban define uma lista fixa de papeis e de cerimônias que devem ser realizadas durante o processo de desenvolvimento de software.

Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações CORRETAS.
Tentativas de lidar com a complexidade e de minimizar os problemas envolvidos no desenvolvimento de software envolvem a definição de processos de desenvolvimento de software (PDS). Um PDS compreende todas as atividades necessárias para definir, desenvolver, testar e manter um produto de software.

Adaptado de Eduardo Bezerra. Princípios de Análise e Projeto de Sistemas Com UML.2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier,2007.

Neste cenário, qual atividade típica de um PDS tem como principal objetivo que os usuários e desenvolvedores do software tenham a mesma visão do problema a ser resolvido?
Data Warehouse é uma coleção de informações estruturadas para dar suporte aos processos de tomada de decisão. Diferentemente dos bancos de dados transacionais, eles são otimizados para recuperação de dados, e não para processamento de transação de rotina.
Adaptado de Ramez Elmasri e Shamkant B. Navathe. Sistemas de Banco de Dados.6. ed. São Paulo: Pearson Addison Wesley,2011.

Em relação aos conceitos de Data Warehouse, avalie as seguintes afirmações:

I – Em comparação com os bancos de dados transacionais, os Data Warehouses são tidos como voláteis. Isso significa que as informações no Data Warehouse mudam com muito mais frequência e podem ser considerados de tempo real.
II – Diferentemente dos bancos de dados transacionais, os modelos de dados dos Data Warehouses são formados por 03 (três) elementos básicos: fatos, dimensões e medidas.
III – O processo de ETL (Extract, Transform, and, Load) consiste na etapa de manipulação dos dados das fontes de origem para o modelo dimensional construído para o Data Warehouse.
IV – Os dados nos Data Warehouses são mais detalhados que nos bancos de dados transacionais.

Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações CORRETAS.


Normalmente, os SGBDs possuem mecanismos próprios que podem ser utilizados para criar módulos programáveis que são armazenados no banco de dados de forma compilada. Cada banco de dados possui um conjunto específico de comandos que definem a sua linguagem de programação. É possível criar objetos tais como: funções, procedimentos, pacotes, gatilhos e outros.

Neste contexto, qual recurso de programação em banco de dados é executado automaticamente e implicitamente sempre que ocorre um evento (INSERT, UPDATE ou DELETE) associado a uma tabela?