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Quando o centro de gravidade dos helicópteros for excedido em um dos limites, a fuselagem não ficará pendurada horizontalmente, ocorrendo o “efeito solo”.
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Os princípios e procedimentos de peso e balanceamento das aeronaves de asa fixa aplicam-se, de modo geral, aos helicópteros, embora estes requeiram mais cuidados em virtude da aerodinâmica diferenciada.
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O equipamento eletrônico de pesagem de aeronaves de grande porte é constituído de uma balança eletrônica que registra a medida da variação de voltagem em escala calibrada para apresentar a leitura em quilogramas.
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Após a retirada dos motores de uma aeronave para manutenção, é obrigatória a instalação de lastros temporários, que são utilizados para se obter o balanceamento do centro de gravidade decorrente da falta de equipamentos, nesse caso, os motores, e são identificados pela pintura amarela.
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Após o piloto comunicar à companhia aérea que o peso de decolagem de sua aeronave foi excedido, o procedimento a ser adotado para restaurar o balanceamento da aeronave consiste na remoção de bagagens, na remoção de combustível (destanqueio) e na remoção de passageiros, nessa sequência.