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Considere um avião alto subsônico, voando em voo retilíneo horizontal (logo, pa=pressão atmosférica=constante). A tração do motor em função do Mach foi considerada uma reta por questão de simplicidade. Nessas condições, podemos dizer que a tração é proporcional ao consumo de combustível. Pela observação da curva, analise os itens seguintes e escolha a opção correta.
I. O ponto 4, onde a linha de tração encontra a curva de arrasto na faixa de altas velocidades, é um ponto de equilíbrio tração-arrasto estável.
II. O ponto 1, onde a linha de tração intercepta a curva de arrasto na faixa das baixas velocidades, é um ponto de equilíbrio tração-arrasto instável.
III. O ponto 2 corresponde ao ponto de velocidade para máximo alcance.
IV. O ponto 3 (ponto de tangência) corresponde ao ponto de velocidade para máxima autonomia.
V. O ponto 2 separa as regiões de primeiro e de segundo regimes.
Estão corretos somente os itens:
Considere um avião subindo com velocidade indicada constante. Chamando de Ti a temperatura de impacto e Ta a temperatura ambiente, analise os itens abaixo e escolha a opção correta.
I. O nº de Mach aumenta.
II. O nº de Mach permanece constante.
III. A diferença (Ti – Ta) aumenta.
IV. A diferença (Ti – Ta) diminui.
V. A diferença (Ti – Ta) permanece constante.
Estão corretos somente os itens:
Considerando uma asa finita, a uma incidência normal de voo, a diferença de pressão entre o intradorso e o extradorso faz com que exista um turbilhonamento nas pontas das asas. Esse turbilhonamento é a origem da deflexão da corrente de ar para baixo, deflexão essa que implica em uma certa diminuição do ângulo de ataque da asa, quando comparado com o ângulo de ataque que existiria se a asa fosse infinita. Nessas condições, identifique abaixo a opção correta.
Considerando o efeito da deflexão dos flapes de bordo de fuga de uma asa sobre a curva do coeficiente de sustentação (CL) versus ângulo de ataque (α), conforme figura, analise os itens abaixo e escolha a opção correta:
I. A inclinação da curva permanece constante, deslocando-se para cima à medida que a deflexão aumenta.
II. A inclinação da curva aumenta proporcionalmente ao aumento da deflexão do flape.
III. O CL máximo aumenta com o aumento do ângulo de deflexão do flape.
IV. O ângulo de ataque para sustentação nula permanece constante.
V. O coeficiente de sustentação para α = 0 permanece constante.
Estão corretos somente os itens: