Filtrar


Questões por página:
O ambiente escolar é um local favorável à propagação de várias doenças infecciosas próprias da infância, cuja incidência é agravada pela idade, pela baixa imunidade, tamanho do grupo, hábitos de higiene e grau de contato íntimo entre crianças. Neste contexto, a equipe deve estar atenta para prevenir e intervir, em qualquer situação que traga consequências desfavoráveis à saúde da criança. Em relação aos cuidados que deverão ser tomados dentro do ambiente da creche, assinale a afirmativa correta.
Tendo em vista a rotina e o processo de adaptação das crianças em creches, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A maneira como a família enxerga a entrada da criança na instituição de educação infantil tem uma influência marcante nas reações e emoções da criança durante o processo inicial. Acolher os pais com suas dúvidas, angústias e ansiedades, oferecendo apoio e tranquilidade contribui para que a criança também se sinta menos insegura nos primeiros dias na instituição.
( ) No primeiro dia da criança na instituição, a atenção dos profissionais – principalmente o professor, deve estar voltada para ela de maneira especial. Este dia deve ser muito bem planejado para que a criança possa ser bem acolhida. É recomendável receber poucas crianças por vez, para que se possa atendê-las de forma individualizada.
( ) A permanência na instituição de alguns objetos de transição, como a chupeta, a fralda que a criança usa para cheirar, um mordedor, ou mesmo o bico da mamadeira a qual a criança está acostumada, ajudará neste processo de adaptação.
( ) Quando o atendimento é de período integral, é recomendável que se estabeleça um processo gradual de inserção, ampliando o tempo de permanência de maneira que a criança vá se familiarizando aos poucos com os profissionais, com o espaço, com a rotina e com as outras crianças com as quais irá conviver.

A sequência está correta em
Sobre o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI), assinale a afirmativa correta.
De acordo com o Referencial Curricular para a Educação Infantil – RCNEI (1998, p.28, vol.1), “as brincadeiras de faz de conta, os jogos de construção e aqueles que possuem regras como os jogos de tabuleiros, jogos didáticos, jogos corporais, dentre outros, promovem a ampliação dos conhecimentos da criança por meio da atividade lúdica”. Sobre a contribuição dos brinquedos educativos, analise as afirmativas a seguir.

I. Quebra-cabeça e dominó: estimula funções ligadas à capacidade de planejamento e ao pensamento estratégico, necessários para se atingir objetivos.
II. Jogo “resta um”: proporciona desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, construção de regras, elaboração de estratégias, atenção e concentração, antecipação, perseverança no jogar, chegando até aos movimentos de pinça que são tão importantes para o desenvolvimento da coordenação motora.
III. Fantoches: proporciona o desenvolvimento da linguagem e do pensamento; promove o desenvolvimento da sociabilidade e criatividade.
IV. Bingos: proporciona uma aprendizagem prazerosa e muito mais produtiva de conteúdos didáticos.

Está correto o que se afirma em
Na perspectiva de Piaget (1978), o jogo é uma condição vital para o desenvolvimento da criança; inicialmente egocêntrico e espontâneo, vai se tornando cada vez mais uma atividade social, na qual as relações individuais são fundamentais. Através do jogo a criança assimila e se apropria daquilo que percebe na realidade. Segundo Piaget, “a fase que a criança interage com objetos de forma muito intensa, necessitando pegar e compreender intuitivamente seu formato, efeitos que produz e relações com outros objetos, em que o ato de brincar da criança nesta faixa etária é puramente pelo prazer do movimento da interação com o brinquedo”, se refere ao estágio: