Filtrar


Questões por página:
Observe a estrutura do tesauro da Rede Virtual de Bibliotecas – Congresso Nacional – RVBI, representada a seguir. Adoção NÃO USE Adoção de crianças NÃO USE Adoção de menores TG Parentesco TE Adoção plena TE Adoção simples TE Legitimação adotiva TR Filho adotivo TR Guarda de menor Assinale (V) para afirmativa verdadeira e (F) para a falsa. ( ) Adoção é um termo superordenado em relação a Parentesco e a Guarda de menor. ( ) Adoção plena, Adoção simples e Legitimação adotiva são termos coordenados. ( ) Adoção de crianças e Adoção de menores são termos equivalentes a Adoção. Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem indicada.
Em relação ao marketing da informação, analise as afirmativas a seguir. I. O marketing de informação pressupõe o interesse em compreender as necessidades, as preferências e os padrões de comportamento para se informar da audiência-alvo, com o intuito de oferecer produtos e serviços de informação que os usuários demandam. II. Marketing de informação é um processo gerencial que contribui para a garantia do futuro da biblioteca como atividade inovadora e criativa, envolvendo o planejamento, a execução e o controle da concepção, da determinação de preço e da promoção e distribuição de ideias, produtos e serviços de informação. III. O marketing da informação sugere que a tarefa da biblioteca não é apenas prover necessidades de informação momentâneas, mas também inovar com a oferta de produtos e serviços de informação capazes de atender aos interesses da clientela no futuro. Está correto o que se afirma em
Em relação ao serviço de referência virtual, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa. ( ) Acessível em todos os lugares e a todo instante e, geralmente, oferece um serviço gratuito. ( ) Orienta para fontes de informação confiáveis e oferece um serviço personalizado e de qualidade. ( ) Garante a proteção dos dados e das informações, mas não orienta para fontes de informações confiáveis. Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem indicada.
Associe as metodologias para a construção de ontologias, listadas a seguir, às suas características.1. Cyc.2. TOVE.3. Uschold.4. Kactus.5. Methontology. ( ) Considera que os conceitos e relacionamentos de uma ontologia só podem ser derivados dos cenários motivacionais. ( ) Baseado no processo-padrão IEEE para o desenvolvimento de software. ( ) Primeiro registro de método ou conjunto de heurísticas para a construção de ontologias. ( ) Baseado na prática da construção de ontologias de topo Enterprise. ( ) Fortemente baseado na possibilidade de reuso de conceitos definidos em outras ontologias. Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem indicada.
Considerando as dimensões da Web Social e da Web Semântica, análise as afirmativas a seguir. I. A Web Semântica requer linguagens de representação do conhecimento baseadas em ontologias para localizar e acessar recursos de informação. II. A Web Social e a Web Semântica entram em confronto porque as folksonomias são difíceis de interpretar por sua polissemia e ambiguidade. III. A Web Social não cria mecanismos locais de colaboração dirigidos aos usuários. Está correto o que se afirma em