Filtrar


Questões por página:
A pesquisa social assume importância ímpar ao estudar as relações sociais, as expressões da questão social e propor soluções para os problemas coletivos. Ela apresenta diferentes níveis. “Tem a finalidade de levantar informações preexistentes sobre determinado assunto/tema, busca proporcionar uma visão geral; trata-se de uma aproximação de um determinado fato/fenômeno e se constitui na primeira etapa de uma investigação mais ampla.” As informações se referem à pesquisa:
O Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE, Lei nº 12.592/2012, é a legislação que regulamenta a execução das medidas socioeducativas destinadas a adolescentes que praticam ato infracional. De acordo com o §2º do Art.1º desta normativa, as medidas socioeducativas têm por objetivos:
I. A responsabilização do adolescente quanto às consequências lesivas do ato infracional, sempre que possível, incentivando a sua reparação.
II. A integração social do adolescente e a garantia de seus direitos individuais e sociais, por meio do cumprimento de seu plano individual de atendimento.
III. A desaprovação da conduta infracional, efetivando as disposições da sentença como parâmetro máximo de privação de liberdade ou restrição de direitos, observados os limites previstos em lei.

Está correto o que se afirma em
O planejamento na área social possui como objeto de intervenção a realidade social, pois realiza-se a partir de um processo de aproximações, que tem como centro de interesse a situação delimitada como objeto de intervenção.

(BAPTISTA,2013, p.27.)

O instrumento de gestão que contém estudos, análises situacionais ou diagnósticos necessários à identificação dos pontos a serem investidos, organizando, regulando e norteando a execução da Política de Assistência Social, é:
O Movimento de Reconceituação é o marco do Serviço Social, movido pelo desejo do rompimento da profissão com práticas de cunho conservador. Sobre o Movimento de Reconceituação do Serviço Social, assinale a afirmativa correta.
[...] à época, médicos, sacerdotes, advogados (e mesmo certo tipo de engenheiros) desempenhavam papéis profissionais de grande significado social – e, ainda, muitas funções próprias do Estado tinham seus agentes nos advogados e nos médicos [...] a prevenção e a terapia eram precárias, não havia a necessária infraestrutura e se carecia de um amplo corpo de profissionais – e, basicamente, o capital não estava interessado em responder a estas demandas de caráter social.

(CASTRO,2010, p.37-38.)

Considerando o exposto e em relação ao tema Serviço Social na América Latina, assinale a afirmativa INCORRETA.