Questões de Concurso
Filtrar
900 Questões de concurso encontradas
Página 26 de 180
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Pedagogia
Considerando os cuidados essenciais da criança que está na creche, assinale a afirmativa INCORRETA.
Disciplina:
Pedagogia
O cuidar e o educar são princípios básicos da educação infantil previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil. Considerando o princípio de educar e cuidar, realizado no cotidiano escolar, assinale a afirmativa correta.
Disciplina:
Pedagogia
Segundo relata Ariès (1981), a infância foi um conceito historicamente construído e a criança, por muito tempo, não foi vista como um ser em desenvolvimento, com características e necessidades próprias, e sim como um adulto em miniatura. A infância como conhecemos hoje foi uma criação de um tempo histórico e de condições socioculturais determinadas, sendo um engano ousar analisar todas as infâncias, de todas as crianças, com o mesmo enfoque.
(LINS, SILVA, LINS, CARNEIRO,2014, p.128. Adaptado.)
Em relação à criança e à infância atualmente, assinale o correto.
(LINS, SILVA, LINS, CARNEIRO,2014, p.128. Adaptado.)
Em relação à criança e à infância atualmente, assinale o correto.
Disciplina:
Pedagogia
Observe a imagem a seguir.
(Disponível em: https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/educacao-brincadeira/21.)
Sobre o uso de brinquedos na educação infantil, é correto afirmar que:
Disciplina:
Pedagogia
Existe uma linha muito tênue que diferencia a brincadeira do jogo. Há autores que utilizam ambas as palavras para designar o mesmo comportamento – a atividade lúdica. Entretanto, existem algumas características que podem diferenciar o jogar do brincar. Brougère e Wajskop (1997) afirmam que a brincadeira é simbólica e o jogo funcional, ou seja, enquanto a brincadeira tem a característica de ser livre e ter um fim em si mesma, o jogo inclui a presença de um objetivo final a ser alcançado: a vitória. Este objetivo final pressupõe o aparecimento de regras preestabelecidas que, geralmente, já chegam prontas às mãos da criança. As regras dos jogos têm relação íntima com as regras sociais, morais e culturais existentes.
(CORDAZZO; VIEIRA,2007, p.92. Adaptado.)
A partir da diferenciação entre jogo e brincadeira e sua forma de acontecer na educação infantil, analise as afirmativas a seguir.
I. A característica social da brincadeira, de acordo com a perspectiva sociocultural, é vista como uma mola propulsora para o desenvolvimento infantil.
II. Pela brincadeira, a criança, sem intencionalidade, estimula uma série de aspectos que contribuem tanto para o desenvolvimento individual do ser quanto para o social.
III. A cognição e o desenvolvimento intelectual são exercitados em jogos em que a criança possa testar, principalmente, a relação causa-efeito.
IV. Quando a criança está jogando com o grupo é necessária uma organização realizada pelos profissionais, porque a criança é incapaz de fazê-la.
Está correto o que se afirma apenas em
(CORDAZZO; VIEIRA,2007, p.92. Adaptado.)
A partir da diferenciação entre jogo e brincadeira e sua forma de acontecer na educação infantil, analise as afirmativas a seguir.
I. A característica social da brincadeira, de acordo com a perspectiva sociocultural, é vista como uma mola propulsora para o desenvolvimento infantil.
II. Pela brincadeira, a criança, sem intencionalidade, estimula uma série de aspectos que contribuem tanto para o desenvolvimento individual do ser quanto para o social.
III. A cognição e o desenvolvimento intelectual são exercitados em jogos em que a criança possa testar, principalmente, a relação causa-efeito.
IV. Quando a criança está jogando com o grupo é necessária uma organização realizada pelos profissionais, porque a criança é incapaz de fazê-la.
Está correto o que se afirma apenas em