Filtrar


Questões por página:
A duração do ciclo celular varia de acordo com o tipo celular, assim como, com as condições da célula. Para uma célula de um mamífero, crescendo em cultura, o tempo dos diferentes períodos seria:
Imagem associada para resolução da questãoImagem associada para resolução da questão

Considerando os dados anteriores:
Um óvulo, um embrião, um adulto ---- normalidade. Mas um óvulo bokanovskizado irá germinar, proliferar, dividir-se. De oito a noventa e seis rebentos, e cada rebento se desenvolverá num embrião perfeitamente formado, e cada embrião se tornará um adulto crescido. Fazer noventa e seis seres humanos se desenvolverem onde antes somente um se desenvolvia. O progresso... [Podemos criar] homens e mulheres padronizados em lotes uniformes... Noventa e seis gêmeos idênticos trabalhando em noventa e seis máquinas idênticas [...].Os princípios da produção em massa aplicados, por fim, à biologia.
(Aldous Huxley, Admirável mundo novo)

A técnica associada à Biotecnologia, implícita no fragmento anterior é:
Um novo estudo [...] descobriu que o mosquito Aedes aegypti consegue transmitir múltiplos vírus em uma única picada, como os da dengue, zika e chikungunya. Os resultados foram publicados na revista [...].
Os pesquisadores acreditam que os resultados jogam luz sobre como ocorre uma coinfecção - quando uma pessoa é atingida por duas ou mais doenças ao mesmo tempo, Eles dizem que o mecanismo ainda não é compreendido totalmente e que pode ser bastante comum em áreas afetadas por surtos, como o Brasil. [...]
Disponível em: https://goo.gl/ejxZDQ. Acesso em: 10 mai.2017.

Uma coinfecção desses vírus, quando transmitidos por uma mesma fêmea do Aedes aegypti, ao organismo humano estimula o sistema imunológico a produzir:
Pesquisadores [..] descreveram 10 novas espécies de macrofungos, que se caracterizam por suas estruturas reprodutoras – como cogumelos e orelhasde-pau–visíveis a olho nu. Algumas dessas espécies são a Marasmius magnus, a Gloeocantharellus aculeatus, a Clavaria diverticulata, a Clavulinopsis dimorphica e a Clavulinopsis imperata.
Disponível em: https://goo.gl/e0TJh8. Acesso em: 28 mar.2017 (adaptado).

As espécies de seres vivos, mencionadas o texto, pertencem a um grupo de macrofungos que possuem:
Após coletar as amostras do veneno de raias-maçã do rio Tocantins, a biomédica aplicou em coelhos uma versão diluída do veneno, o suficiente para detectar a produção de anticorpos pelos animais. O composto tóxico também foi irradiado, em um procedimento que atenua a toxicidade do veneno sem perda na capacidade imunogênica – isto é, na capacidade de estimular o sistema imunológico. O processo otimiza a produção de anticorpos e reduz o sofrimento do animal usado no experimento.
Disponível em: https://goo.gl/ENzTpR. Acesso em: 15 mai. de 2017.

A técnica usada pela biomédica provoca, nos coelhos, uma: