Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

A respeito do último parágrafo, uma citação direta da fala do coordenador da pesquisa, e tendo todo o texto como referência, analise as sentenças:


"O antivacinismo é mais do que um discurso: é um mercado que transforma pânico em produto. Enfrentar isso exige ação coordenada entre governo, imprensa, plataformas e sociedade. Combater a desinformação é uma questão de soberania informacional e de saúde pública".


Nesse raciocínio construído pelo pesquisador e coordenador da pesquisa, observa-se que:



I. Tem início com a problematização do que é antivacinismo, definindo-o a partir disso, ou seja, é algo mais complexo do que apenas um discurso; é mercadológico, podendo-se inferir que tem como objetivo o lucro. Essa inferência é possível também pela escolha vocabular: mercado, produto.


II. Na sequência, o pesquisador apresenta um caminho possível para enfrentar o discurso mercadológico antivacina, um trabalho conjunto de diversas esferas, o que possibilita ao leitor compreender que o problema é complexo e não se resolverá com movimentos isolados.


III. Finalmente, concluindo seu raciocínio, o pesquisador associa o "antivacinismo" à desinformação, ou seja, o leitor é instigado a compreender que o "antivacinismo" é um entrave à soberania da informação e à saúde pública.



É correto o que se afirma em:

mostrar texto associado

Analise as sentenças a seguir:



I. A palavra "latino-americano" é composta por justaposição e o hífen está adequadamente empregado porque o primeiro termo está representado por um substantivo.


II. São formadas por derivação parassintética, ou seja, há o acréscimo simultâneo de um prefixo e um sufixo ao radical da forma primitiva, as palavras "antivacinismo", "envenenamento" e "infertilidade".


III. As palavras "epicentro", "antivacina" e "altamente" são formadas pelo mesmo processo, o de derivação prefixal.



É correto o que se afirma em:

mostrar texto associado

Analise as sentenças a seguir quanto à regência nominal e verbal:


I.A regência nominal está correta em "restrito à agricultura" porque o adjetivo "restrito" é regido pela preposição "a" que se funde ao artigo definido que acompanha o substantivo "agricultura". Essa fusão é marcada pelo acento grave.


II.No trecho "têm acesso físico, social e econômico a alimentos suficientes", a preposição "a" estabelece corretamente a regência nominal do substantivo "acesso" nesse contexto.


III.O verbo "atender" é um verbo com regência mais flexível, podendo ser transitivo direto ou indireto, ou intransitivo. Assim, o uso ou não da preposição regendo o verbo dependerá do contexto, do sentido pretendido e, às vezes, da decisão do autor. É o que acontece em "atendam às necessidades e preferências", em que o verbo "atender" tem o sentido de "levar em conta", "ter em vista". Nesse contexto, está correta a regência da preposição "a", considerando-o transitivo indireto, mas também poderia ser transitivo direto (atendam as necessidades e preferências).


É correto o que se a

mostrar texto associado

Analise as sentenças a seguir a respeito da concordância dos verbos em destaque no excerto e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:



(__) A concordância do verbo "atingir" está inadequada, uma vez que os elementos de seu sujeito são unidos por "ou".


(__) O verbo "mudar" está no plural porque concorda com o sujeito "alimentos".


(__) No excerto há duas ocorrências do verbo "ter" e ambos deveriam estar no plural porque se referem ao sujeito "todas as pessoas".



Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

mostrar texto associado

Analise as sentenças a seguir a partir da leitura do texto:



I. Para Luciana de Gnone, a saudade exerce dois papéis distintos no contexto da literatura: um de tocar em memórias daqueles que leem uma obra e outro de ser substância principal no processo de escrita.


II. A literatura impulsionada pela saudade está ancorada em dois temas: política e emoções, pois é nesses campos que se encontra acolhida para reconstruir o que se perdeu ao longo da vida.


III. O que impulsionou a autora do texto a começar a escrever foi ter conhecido a história do intercambista bósnio que, exilado, usou a escrita para canalizar a saudade que sentia da família, assim como a falta de notícias.



É correto o que se afirma em: