Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

A obra de Monteiro Lobato, particularmente os livros do “Sítio do Picapau Amarelo”, é frequentemente utilizada em contexto educacional devido às suas características paradidáticas. A partir da teoria dos gêneros do discurso, analise as seguintes afirmativas sobre essas características:


I. As obras de Monteiro Lobato integram narrativa e conhecimento, utilizando histórias envolventes para transmitir conteúdos educativos de forma lúdica.

II. A linguagem das obras de Lobato é complexa e técnica, adequada principalmente para um público especializado em literatura.

III. Os personagens e situações nas histórias de Lobato frequentemente contextualizam conceitos abstratos em cenários práticos e cotidianos, facilitando a compreensão dos leitores jovens.

IV. A função principal dessas obras é exclusivamente o entretenimento, sem preocupações educativas.


Quais dessas afirmativas estão corretas de acordo com a teoria bakhtiniana dos gêneros do discurso?

mostrar texto associado

De acordo com a teoria bakhtiniana dos gêneros do discurso, a canção popular apresenta características distintivas que a situam como um gênero único dentro da esfera cultural. Considere as seguintes características atribuídas à canção popular:


I. A canção popular integra musicalidade e ritmo, características essenciais que determinam a estrutura e a expressividade das letras.

II. Embora fixada em texto escrito, a canção popular é predominantemente transmitida oralmente e auditivamente, refletindo elementos da linguagem oral.

III. A canção popular frequentemente utiliza uma linguagem técnica e especializada, destinada a um público restrito e especializado.

IV. As letras das canções populares tendem a ser concisas e diretas, facilitando a memorização e a difusão oral.


Quais dessas afirmativas estão corretas de acordo com a teoria bakhtiniana dos gêneros do discurso?

mostrar texto associado

Leia o trecho da canção "Vento no Litoral", de Renato Russo, e identifique o erro de regência verbal:

“De tarde quero descansar

Chegar até a praia e ver

Se o vento ainda está forte

Vai ser bom subir nas pedras

Sei que faço isso pra esquecer

Eu deixo a onda me acertar

E o vento vai levando tudo embora

Agora está tão longe

Ver a linha do horizonte me distrai

Dos nossos planos é que tenho mais saudade

Quando olhávamos juntos na mesma direção

Aonde está você agora

Além de aqui dentro de mim?”

Com base na análise da regência verbal no trecho, assinale a alternativa que identifica corretamente o erro na regência do verbo “subir” quando empregado intransitivamente, no sentido de “movimento em direção a um local”.

mostrar texto associado

Com base na teoria dos gêneros do discurso, analise as seguintes afirmativas sobre a redação escolar e assinale a alternativa correta:

A redação escolar, como gênero do discurso, possui características específicas que a distinguem de outros gêneros. Considere as seguintes características:


I. A redação escolar tem uma finalidade predominantemente pedagógica, sendo utilizada como ferramenta de avaliação e desenvolvimento das competências escritas dos alunos.


II. A redação escolar apresenta uma estrutura relativamente estável, geralmente dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão, o que facilita a organização das ideias.


III. A redação escolar é fortemente marcada pelas normas da língua padrão e pelas convenções de escrita formal, refletindo a interação assimétrica entre aluno (autor) e professor (leitor).


IV. A redação escolar permite total liberdade temática e estrutural aos alunos, promovendo a criatividade e a originalidade sem restrições.


Quais dessas afirmativas estão corretas de acordo com a teoria bakhtiniana dos gêneros do discurso?

mostrar texto associado
No trecho “A diferença central refere-se à inserção da análise semiótica”, qual é o processo de formação da palavra “semiótica”?