Filtrar


Questões por página:
O esquema de um seletor de velocidade é mostrado na Figura abaixo. Trata-se de uma câmara com vácuo onde existe um campo elétrico uniforme E perpendicular a um campo magnético uniforme B. O feixe de elétrons de entrada é perpendicular a E e a B. Somente os elétrons que seguem em linha reta formam o feixe de elétrons de saída.
 

Os elétrons de saída têm, aproximadamente, velocidade de 5,0 x 105 m/s, se os módulos do campo elétrico e do campo magnético forem

A Figura mostra um bloco com dimensões desprezíveis que é abandonado no ponto X e desliza sobre um plano inclinado de 37°. No trajeto de X a Y não há atrito. Após o ponto Y, o coeficiente de atrito entre o bloco e a superfície do plano inclinado é μ.
 

Qual é, aproximadamente, o valor de μ de modo que o bloco, a partir do ponto Y, desça o plano com aceleração de módulo igual a 4,0 m.s-2 ?

Em uma esfera de metal oca fixa no vácuo é feito um pequeno furo. A esfera é, então, carregada com carga elétrica positiva.Uma partícula com carga elétrica negativa é abandonada próxima à esfera e segue a trajetória pontilhada mostrada na Figura. Não ocorre troca de cargas entre a esfera e a partícula.


Um gráfico que representa aproximadamente a aceleração da partícula em função do tempo ao longo da trajetória é

Duas partículas metálicas X e Y, inicialmente neutras, foram eletrizadas. A partícula X perdeu 2,50 x 1010 elétrons, e a partícula Y ganhou 2,50 x 1010 elétrons.

Qual será, aproximadamente, em newtons, o módulo da força de interação elétrica entre as partículas X e Y se elas forem colocadas a 2,00 cm uma da outra no vácuo?

Dados
Carga do elétron = 1,60 x 10-19 C
Constante elétrostática no vácuo = 9,00 x 109 N.m2.C-2
De acordo com a natureza das partículas dispersas, as misturas podem ser classificadas em soluções, dispersões e suspensões.

Associe as misturas com suas características.

I – Solução verdadeira
II – Dispersão coloidal
III – Suspensão

P – mistura homogênea na qual não é possível observar o soluto nem com o auxílio de microscópio.

Q – mistura heterogênea na qual o soluto pode ser observado com o auxílio de um microscópio.

R – mistura homogênea na qual o soluto só pode ser observado com o auxílio de um microscópio.

S – mistura heterogênea na qual o soluto pode ser observado sem a necessidade de microscópio.

As associações corretas são: