Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Os primeiros escravos africanos começaram a ser importados para o Brasil em meados do século XVI; seu emprego nos engenhos brasileiros, contudo, ocorria basicamente nas atividades especializadas. Por esse motivo, eram bem mais caros que os indígenas: um escravo africano custava, na segunda metade do século XVI, cerca de três vezes mais que um escravo índio. Após 1560, com a ocorrência de várias epidemias no litoral brasileiro (como sarampo e varíola), os escravos índios passaram a morrer em proporções alarmantes, o que exigia reposição constante da força de trabalho nos engenhos. Na década seguinte, a Coroa Portuguesa promulgou leis que coibiam de forma parcial a escravização de índios.
mostrar texto associado
A colonização portuguesa no Brasil foi pacífica e benevolente, com os colonizadores tratando os nativos com respeito e consideração.
mostrar texto associado
A colonização portuguesa foi uma das mais significativas na história do mundo, tendo deixado marcas profundas em diversos continentes. Ela teve início no século XV, com as expedições marítimas lideradas pelos portugueses em busca de rotas comerciais para o Oriente. A primeira colônia portuguesa foi estabelecida em 1498, com a chegada de Vasco da Gama às costas da Índia. A partir daí, os portugueses estabeleceram feitorias e bases comerciais em diversos pontos da Ásia e da África. A principal característica da colonização portuguesa foi o estabelecimento de um sistema de exploração comercial, em que os recursos naturais dos territórios colonizados eram explorados e enviados para a metrópole. Além disso, os portugueses também promoveram a cristianização dos povos colonizados, impondo sua cultura e religião.
mostrar texto associado
O interesse português pelas terras do “Novo Mundo” tornou-se maior a partir do momento em que o comércio com o Oriente não estava mais sendo tão lucrativo. Além disso, a constante presença de concorrentes, sobretudo de franceses, nas novas terras, alertou a Coroa portuguesa para a necessidade de colonizá-las, efetivando sua posse. Um importante passo nesse sentido foi a criação das Capitanias Hereditárias, dividindo o Brasil em 14 grandes lotes de terras, que foram entregues pela Cora portuguesa a seus respectivos donatários. Dessa forma, coube ao investimento de particulares o início do processo de colonização portuguesa do Brasil.
mostrar texto associado
Desde os primórdios da República norte-americana, os capitais estrangeiros entraram no país tanto sob a forma de participações, como de investimento direto. Eles se destinavam a um leque de diferentes atividades, desde a compra de terras até os bancos, dos transportes à indústria manufatureira. Chegavam pelos mais diversos caminhos. O que visivelmente permaneceu ausente nos primeiros anos foram as emissões de capital no estrangeiro. Os primeiros investimentos estrangeiros no setor de transportes destinaram-se à navegação fluvial e aos canais. Esses investimentos foram feitos principalmente por representantes de investidores estrangeiros nos EUA.