Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Observe o texto e responda o que se pede:


I. As palavras destacadas são respectivamente formadas por composição e derivação imprópria.

II. O narrador afirma ser a morte algo inevitável, considera a morte como algo além do biológico e, portanto, não há por que temê-la.

III. Esvaziados emoções e sentimentos, o ser já não tem nenhuma razão em afirmar-se vivo.

IV. Dor e sofrimento são inevitáveis, o que não significa dizer que devam ser sanados.

Marque a opção que esteja em desacordo com a tirinha a seguir:


Texto IV


Imagem associada para resolução da questão



Tendo em vista a correta estrutura e interdependência que os enunciados comportam, marque a alternativa que completa corretamente o fragmento a seguir:


____________, entre sociólogos e cientistas políticos, que, se o governo __________ uma política educacional digna e um real investimento na educação e se o legislativo __________ as perdas salariais dos professores, não __________ sérios problemas a serem resolvidos e, quando os pais e alunos __________, estará resolvido o déficit na educação do Brasil.

De acordo com as flexões dos verbos fazer, haver e existir, complete corretamente as lacunas da afirmação a seguir:

_______ 25 anos que o Brasil obtém nota muito abaixo da média. ________ muitos implicativos para este fato, ________muitas nuances que necessitam de um olhar bem apurado neste caso.

Marque a opção que preenche corretamente os parenteses sobre gêneros do discurso em sala de aula:


( ) A publicação do Parâmetro Curricular Nacional de Língua Portuguesa – PCN tem acarretado muito debate para o ensino dos gêneros discursivos.


( ) O viés enunciativo-discursivo possui base teórica e ideais pautados em Bakhtin; seus fundamentos coadunam com a didatização ou escolarização dos gêneros do discurso.


( ) Bakhtin defende que os gêneros discursivos resultam em formas-padrão “relativamente estáveis” de um determinado enunciado; essas formas seriam determinadas sócio-historicamente.


( ) Os gêneros sofrem modificações de acordo e em consequência do momento histórico no qual estão inseridos; assim, podemos compreender que cada situação social dá origem a um gênero com suas próprias peculiaridades.


( ) A habilidade linguística de uso dos diversos gêneros depende do domínio da língua. A facilidade de reconhecer e empregar os gêneros perpassa pelo treino, pela observação dos aspectos formais e pelas regras fixas neles existentes.