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Questões por página:
Durante a alfabetização, o método fônico foi retomado em políticas públicas brasileiras. Considerando os pressupostos do método fônico, assinale a proposição correta
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A gradual inserção das mulheres no magistério representa um dos marcos mais expressivos da História da Educação, com repercussões decisivas também no Brasil. Sobre esse assunto, julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F).

( ) O magistério era visto como uma extensão dos papéis tradicionais femininos de cuidado, maternidade e moralização, o que justificava socialmente sua presença nas salas de aula.
( ) A entrada das mulheres no magistério deve ser compreendida à luz das teorias da época sobre gênero e educação. Autores vinculados à pedagogia liberal viam a professora como guardiã da moralidade e da virtude cívica, destinada a formar futuros cidadãos.
( ) A feminização do magistério permitiu que muitas mulheres conquistassem um espaço de trabalho fora do lar, mas também criou as bases para a ampliação de suas lutas por reconhecimento profissional e igualdade.

A sequência correta é:
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Na alfabetização do 1º e do 2º ano, uma professora registra em seu plano: “(i) atividades sistemáticas de consciência fonológica; (ii) relações grafema–fonema com prática espaçada; (iii) leitura diária de textos significativos de diferentes gêneros; (iv) escrita com propósito (listas, bilhetes, convites) e revisão orientada por critérios de qualidade”. Esse arranjo busca equilibrar ensino do código e construção de sentido.

Qual proposição expressa adequadamente essa orientação?
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Uma escola implementa um programa de ludicidade curricular em que jogos de regras, dramatizações e desafios cooperativos estão articulados a objetivos de língua portuguesa e matemática.

Considerando o papel do lúdico como recurso pedagógico, assinale a alternativa correta.
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Durante uma formação continuada, o grupo de professoras(res) discute como organizar intervenções que favoreçam atenção, memória de trabalho, linguagem e autorregulação em crianças do 1º ao 3º ano. O material sugere rotinas previsíveis, modelagem de estratégias metacognitivas, uso de linguagem como instrumento de pensamento (auto-instruções) e feedback formativo.

À luz da Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Infantil, qual afirmação é compatível com essa abordagem?
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