Filtrar


Questões por página:
No ano 60 a. C., o Senado Romano elegeu três líderes políticos fortes ao Consulado. Júlio César, Pompeu e Crasso governaram juntos no chamado Primeiro Triunvirato, dividindo entre si os domínios romanos. Sobre esse período da história romana, é incorreto afirmar:
Conforme Eric Hobsbawm, “a Primeira Guerra Mundial envolveu todas as grandes potências, e na verdade todos os Estados europeus, com exceção da Espanha, os Países Baixos, os três países da Escandinávia e a Suíça” (Era dos Extremos).
Sobre a Primeira Guerra Mundial, analise as afirmativas abaixo:
I - É possível afirmar que 1914 inaugura a era do massacre. II - Uma arma tecnológica que teve um efeito importante na guerra foi o submarino. III - A superioridade do exército alemão enquanto força militar poderia ter sido decisiva, se a partir de 1917 os aliados não pudessem valer-se dos recursos do EUA.
Em relação as afirmativas acima, é correto afirmar:
Durante a chamada “Partilha Europeia da África” (1880-1914), apenas dois países do continente africano se mantiveram independentes. São eles:
“Após o século XIV, dominado pela figura notável do mansa Kanku Musa, o Mali entrou num período de declínio gradual. Os séculos XV e XVI foram marcados pela mudança progressiva do centro de interesse do império para o oeste”. (IN: Silvério, Valter Roberto. Síntese da Coleção História Geral da África: Pré-história ao século XVI / coordenação de Valter Roberto Silvério e autoria de Maria Corina Rocha, Mariana Blanco Rincón, Muryatan Santana Barbosa. Brasília: UNESCO, MEC, UFSCar,2013, p.451)
Sobre esse período da história do Império do Mali, analise as afirmativas abaixo:
I - Após o século XIV, as relações do Mali com a África setentrional se deterioraram, em consequência da célebre peregrinação do mansa Kanku Musa a Meca.
II - Enquanto o monopólio comercial muçulmano permanecia intacto nos demais países do sul do Saara, o comércio do Mali, a partir de meados do século XV voltou-se parcialmente para o litoral.
Em relação as afirmativas acima, é correto afirmar:
“Dois fatores explicam, basicamente, tanto a estrutura social quanto a história da Núbia no período cristão: de um lado, a decadência do Reino de Méroe, que ocupara o território do século III antes da Era Cristã até o século III da Era Cristã; de outro, a romanização e posterior cristianização do Egito, seu vizinho do norte”. (IN: Silvério, Valter Roberto. Síntese da Coleção História Geral da África: Pré-história ao século XVI / coordenação de Valter Roberto Silvério e autoria de Maria Corina Rocha, Mariana Blanco Rincón, Muryatan Santana Barbosa. Brasília: UNESCO, MEC, UFSCar,2013, p.213)
Em relação a cristianização do Reino da Núbia, assinale a alternativa correta: