Filtrar


Questões por página:

Julgue o item que se segue.


Na segunda metade da década de 1970, tornou-se possível a discussão de questões educacionais e escolares e, nesse período, destacam-se duas tendências pedagógicas progressistas: a Pedagogia Libertadora e a Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos. A Pedagogia Libertadora constituiu-se como um movimento pedagógico interessado na educação popular, na valorização da escola pública e do trabalho do professor, no ensino de qualidade para o povo e, especificamente, na acentuação da importância do domínio sólido por parte de professores e alunos dos conteúdos científicos do ensino como condição para a participação efetiva do povo nas lutas sociais.


Julgue o item que se segue.


Se um saco contendo 2 kg de arroz foi dividido em oito partes iguais, então a massa, em gramas, de cada uma dessas partes é de 250 gramas.

Julgue o item que se segue.


A educação na visão piagetiana deve possibilitar à criança o desenvolvimento amplo e dinâmico desde o período sensório-motor até o operatório abstrato. A escola deve, assim, promover os esquemas de acomodação da criança, favorecendo a realização de atividades desafiadoras que provoquem desequilíbrios sucessivos, promovendo a descoberta e a construção do conhecimento. Nessa construção, as concepções infantis combinam-se às informações provenientes do meio, na medida em que o conhecimento é concebido apenas como espontaneamente descoberto pela criança, e como transmitido mecanicamente pelo meio exterior ou pelo adulto.

Julgue o item que se segue.


Na perspectiva de alguns professores, o ensino da Geometria deveria começar desde cedo e continuar, de forma apropriada, através de todo o currículo de Matemática. Esse pensamento se sustenta porque a criança, desde a Educação Infantil, já manipula objetos, classificando-os como os que rolam, os que se pode empilhar, os que encaixam etc. Assim, já é possível introduzir conceitos sobre as figuras planas, como os triângulos, os círculos, os cones e os quadrados; e as figuras espaciais, como as pirâmides, as esferas e os tetraedros.

Julgue o item que se segue.


As primeiras escolas literárias tiveram início no Brasil durante o século XVI e são divididas em dois grandes momentos: a Era Colonial e a Era Nacional. Umas das escolas literárias, o Barroco, é um estilo de época marcado por uma arte rebuscada e uma linguagem singular e mais refinada. Sendo uma contradição ao romantismo, o Barroco busca retratar a realidade dos fatos sem enfeites e possibilidades. Os poetas deixam de lado a emoção e a própria interpretação sobre os fatos, analisando de uma maneira mais imparcial, sendo a estética muito valorizada nessa escola.