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O Art.5º da Lei nº 13.185/2015 determina ser um dever do estabelecimento de ensino assegurar as medidas de conscientização, de prevenção, de diagnose e de combate à violência e à intimidação sistemática.

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Na Educação Infantil, a inserção das crianças pequenas no mundo da escrita ocorre preferencialmente por meio da inclusão, na rotina desses alunos, da realização de atividades que exijam delas a escrita de letras isoladas e a associação de letras aos fonemas correspondentes.

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Considere uma família composta por quatro membros: o avô, a avó e seu casal de netos. Todos eles estão sentados ao redor de uma mesa quadrada, cada um em um lado distinto. Sabe-se que os homens se chamam Ricardo e Sandro e as mulheres chamam-se Tânia e Francisca. Sabe-se que o avô tem Francisca à sua frente e o neto à esquerda. Sabe-se também que a avó está do lado direito de Sandro. Assim, é correto afirmar que a avô chama-se Francisca.

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Apesar de apresentar uma estrutura curricular completa, os Parâmetros Curriculares Nacionais exigiam adaptações para a construção do currículo de uma secretaria municipal de educação ou mesmo de uma escola, impondo-se como uma diretriz obrigatória.

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Considere o seguinte problema: Carla tinha alguns doces e, após ganhar um jogo, ela ganhou mais 2 doces. Agora Carla possui 12 doces. Quantos doces ela tinha antes de vencer o jogo? O problema apresentado é chamado “problema inverso” porque a situação descrita no problema envolve um esquema de ação, mas a solução exige a aplicação do esquema inverso.