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Com o avanço do consumo consciente e o aumento das exigências legais voltadas à preservação ambiental no Brasil, empresas de grande porte do setor de moda têm buscado integrar práticas de sustentabilidade às suas operações.
Nesse contexto, o novo presidente de uma grande companhia do setor decidiu adotar ações de logística reversa, com o objetivo de alinhar a empresa às demandas do mercado e reforçar seu compromisso com a responsabilidade socioambiental.
Nesse cenário, a prática de logística reversa tem como principal objetivo:
Uma multinacional fabricante de automóveis elétricos e híbridos inicia suas operações no mercado brasileiro. Com uma estratégia agressiva de expansão e buscando melhorar sua rede de distribuição, além de padronizar o atendimento ao cliente, a empresa decide abrir concessionárias próprias para realizar a venda direta de seus veículos no país.
A situação apresentada ilustra um caso de integração:
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Na gestão da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management – SCM), o gestor deve estar atento a fatores que podem comprometer a eficiência e o equilíbrio das operações, afetando prazos, custos e a satisfação do cliente.
Nesse contexto, é exemplo de um problema clássico que impacta a gestão da cadeia de suprimentos:
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No processo de gestão patrimonial, um ministério federal identificou a necessidade de liberar espaço em seu almoxarifado e reduzir custos de manutenção, optando por ceder a outro órgão determinados bens. Para isso, foi necessário classificar os bens como inservíveis, conforme previsto na legislação patrimonial, a fim de autorizar sua transferência a outro ministério.
Nesse contexto, considera-se inservível:
Ao realizar uma análise sobre o desempenho passado, determinada empresa identificou que, nos últimos 12 meses, sua demanda cresceu 50%. Animada com essa perspectiva, a empresa realizou imediatamente seu planejamento, adquirindo novos maquinários e contratando pessoal para atender a uma demanda ainda maior, partindo do princípio de que esse crescimento se repetiria no ano seguinte.
Essa situação evidencia que a empresa adota uma política de previsão de demandas conhecida como: