Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
O texto “Sempre alerta!” serve para
Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado
O texto “Sempre alerta!”, da obra Fábulas fabulosas,
Visualizar Questão Comentada
Utilizamos o termo ensino coletivo para nomear as aulas de música, feitas em grupo, voltadas para a formação de cantores e instrumentistas. A proposta não visa à aula individual em grupo, mas ao trabalho coletivo em que todos aprendem e desenvolvem as atividades juntos. Cada um com seu instrumento/voz, mas todos compartilhando os mesmos exercícios.

SOBRINHO, Jasson André Ferreira. O ensino coletivo de música: reflexões acerca da aplicação metodológica na formação de um conjunto musical litúrgico. Educação, Batatais, v.10, n.2, p.105-118, jul./dez.2020 (Adaptado).


Marque a alternativa INCORRETA, considerando as práticas que caracterizam o ensino coletivo de instrumentos musicais.
Imagem associada para resolução da questão


Se essa melodia for transposta para uma tonalidade 2 tons e meio acima da que está, qual será a nova sequência correta de 8 acordes? Marque a alternativa correta.
A história da música ocidental pode ser dividida em períodos. Relacione os períodos com suas características e seus compositores.

I - Período Renascentista II - Período Barroco III - Período Clássico

( ) Caracterizado por ritmos enérgicos, melodias ornamentadas e contrastes entre sons fortes e fracos. Compositores do período: Antonio Vivaldi, George Telleman, Johann Sebastian Bach e George Handel.
( ) A orquestra aumentou de tamanho e os compositores procuravam realçar a graça, a beleza e a elegância das melodias. Compositores do período: Wolfgang Amadeus Mozart, Christoph Gluck, Carl Phillip Bach e Joseph Haydn.
( ) O estilo musical desse período é a polifonia coral. Compositores do período: Josquin de Pres, Giovanni da Palestrina, Orlando Lassus e Giovanni Gabrieli.

Marque a sequência correta.