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A injeção eletrônica revolucionou o controle e gerenciamento dos motores a combustão, proporcionando maior eficiência energética, redução de emissões e melhor desempenho. O domínio dos seus componentes e funcionamento é essencial para o diagnóstico e reparo de falhas.
Um veículo apresenta falhas na aceleração e consumo excessivo de combustível. Após uma análise preliminar, o mecânico suspeita de um problema em um componente do sistema de injeção eletrônica responsável por medir a massa de ar admitida pelo motor, a qual é utilizada para calcular a quantidade ideal de combustível a ser injetada.
Qual sensor é o principal responsável por essa medição e pode estar causando os problemas relatados?
O sistema de ignição é o responsável por gerar a faísca que inicia a combustão nos motores a gasolina. Falhas nesse sistema podem resultar em problemas de desempenho, aumento do consumo e emissões.
Um motor a gasolina apresenta falhas na combustão, com sintomas como perda de potência e dificuldade na partida. Ao inspecionar o sistema de ignição, o mecânico verifica que a bobina de ignição está com defeito.
Qual a principal função da bobina de ignição em um sistema de ignição eletrônica?
As transmissões automotivas são sistemas complexos que desempenham um papel fundamental na performance e eficiência de um veículo. A escolha do tipo de transmissão ideal depende de diversos fatores, como o tipo de veículo, aplicação e preferências do motorista.
Um engenheiro está projetando um veículo esportivo de alto desempenho e precisa decidir qual tipo de transmissão será mais adequado. Ele busca uma transmissão que proporcione trocas de marcha rápidas e precisas, além de permitir o máximo controle sobre o veículo.
Considerando as características desejadas pelo engenheiro, qual tipo de transmissão seria a escolha mais apropriada?
A evolução tecnológica dos motores a combustão interna trouxe consigo uma gama de variações e complexidades. Dominar as particularidades de cada tipo de motor é crucial para um profissional de manutenção.
Em uma oficina mecânica, um cliente relata que seu veículo, equipado com motor a diesel, apresenta dificuldades na partida, especialmente em dias frios. Após uma análise, o mecânico suspeita de um problema no sistema de pré-aquecimento.

Considerando essa situação, analise as assertivas a seguir.

I. O sistema de pré-aquecimento é essencial para a partida a frio em motores a diesel, pois facilita a vaporização do combustível.
II. Velas de incandescência são componentes importantes do sistema de pré-aquecimento em motores a diesel.
III. O problema na partida a frio pode estar relacionado a falhas nas velas de incandescência, que não aquecem o ar o suficiente para a combustão.
IV. Motores a gasolina também utilizam o sistema de pré-aquecimento com velas de incandescência.

É correto o que se afirma em:
A habilidade de diagnosticar e solucionar problemas em veículos é crucial para um mecânico. Isso requer conhecimento técnico, atenção aos detalhes e capacidade de interpretar os sintomas apresentados pelo veículo.
Um veículo chega à oficina com o motor superaquecendo. O mecânico, após uma análise, constata que a ventoinha de arrefecimento não está funcionando.
Quais as possíveis causas para o problema na ventoinha e como o mecânico pode realizar o diagnóstico para identificar a causa raiz do defeito?