Filtrar


Questões por página:
Plantas e animais partilham uma importante característica em comum: são constituídos por células eucarióticas.

Considerando esta informação, analise as asserções a seguir e a relação entre elas.

I- Há dois componentes celulares envolvidos no controle genético das células destes organismos: o núcleo e os ribossomos.

PORQUE

II- As instruções genéticas das células eucarióticas são guardadas no núcleo, que contém a maior parte de DNA da célula, e executadas pelos ribossomos, que utilizam as informações do DNA para sintetizar proteínas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
mostrar texto associado
Considerando as informações do Texto II, analise as asserções a seguir e a relação entre elas.

I- A partir da análise das respostas do professor, conclui-se que o seu consumo diário de fibras equivale a três porções e está abaixo do recomendado para estes tipos de alimento.

PORQUE

II- Entre os alimentos listados na resposta do professor, aqueles ricos em fibras são as frutas e as verduras, sendo consumidos, respectivamente, nas quantidades de 2 e 1 porções diárias.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
mostrar texto associado
A partir do Texto II, analise as afirmações abaixo.

I- O professor consumiu, ao todo,10 porções dos alimentos listados.
II- O grupo dos alimentos considerados cereais e derivados é o mais consumido pelo professor, com um total de 6 porções.
III- A quantidade de alimentos consumidos do grupo “arroz, pães, bolos sem recheio, biscoitos sem recheio, massas, batata e mandioca” está dentro do recomendado.
IV- O grupo de alimentos mais consumidos pelo professor é rico em fontes importantes de carboidratos, fibras, vitaminas e minerais.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
Em uma aula sobre biotecnologia, a professora apresentou as ideias básicas de um transplante (remoção de células, tecidos ou órgãos vivos, em funcionamento de um organismo para ele mesmo ou para um organismo diferente) e em seguida, apresentou a técnica de xenotransplantes, que permite transplantes entre diferentes espécies de animais, como por exemplo, de porcos para seres humanos.

Considerando estas informações, analise as asserções a seguir e a relação entre elas.

I- A professora precisa apresentar os conceitos relacionados ao funcionamento do sistema imunológico para que discentes consigam compreender os possíveis problemas desta técnica.

PORQUE

II- O sistema imunológico ataca organismos invasores, como infecções por vírus, e tecidos estranhos ao organismo, como acontece em casos de órgãos transplantados entre diferentes espécies de animais.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe, para o oitavo ano, uma habilidade na qual estudantes devem ser capazes de calcular o consumo de eletrodomésticos a partir dos hábitos de uso e dos dados descritos nos equipamentos. Para desenvolver esta habilidade discente, é imprescindível saber que este cálculo do consumo de energia elétrica é feito a partir dos dados: