Filtrar


Questões por página:
Durante o trabalho de parto, a mulher é levada a assumir posições corporais pouco habituais. Em particular, posições que colocam os "tecidos moles' do corpo, ligamentos e músculos, sob tensão. Quando um ligamento ou músculo é submetido à tensão, ele se torna tracionador dos ossos sobre os quais se fixa. É dessa maneira que tensões musculares ou ligamentares criam trações de uma ou de outra parte da pelve. Isso provoca movimentos intrínsecos da pelve e alterações da sua forma. As trações sobre os ossos da pelve também podem ser decorrentes de contrações de músculos que se fixam sobre seus ossos. Diante dessas considerações, avalie as proposições a seguir:
I. A flexão/rotação medial do fêmur causa uma supinação do ilíaco por causa das tensões ligamentares e musculares.
II. Quando se flexiona fortemente a coluna, sobretudo a lombar, os seus músculos posteriores são distendidos e tracionam a parte posterior do sacro de baixo para cima. Dessa maneira, eles levam o cóccix um pouco para trás e para cima, acarretando uma nutação do sacro.
III. A flexão do quadril provoca uma contranutação ilíaca por causa das tensões ligamentares.
IV. A contração dos músculos da parte inferior das costas pode impedir a contranutação do sacro na primeira parte do trabalho de parto, na fase de insinuação (passagem do primeiro e do segundo plano).

É CORRETO o que se afirma em:
Analise as proposições e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso, em relação aos pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) que apresentam condições indicativas de internação:
( ) Pacientes com insuficiência respiratória aguda grave com distúrbios de comportamento ou hipersonolentos.
( ) Pacientes com complicações como embolia pulmonar ou pneumotórax.
( ) Pacientes com insuficiência cardíaca descompensada.
( ) Pacientes com características típicas de infecção pulmonar como febre e leucocitose.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.
A fisioterapia respiratória envolve um conjunto de técnicas baseadas na aplicação terapêutica de intervenções mecânicas, devendo ser adaptada a cada paciente, constituindo um processo dinâmico. As técnicas fisioterapêuticas respiratórias utilizadas para o tratamento de vias aéreas superiores atuam diretamente na remoção de secreções localizadas nesta região. As técnicas propostas na literatura, nesta região, seguem descritas. Marque a alternativa CORRETA:
As alterações nos sistemas que compõem o equilíbrio possuem como uma das prerrogativas fundamentais a avaliação. Sabe-se que os idosos são bastante heterogêneos com relação às dificuldades e limitações, de forma que ao ser realizada uma avaliação, deve-se identificar se um problema de equilíbrio existe ou não, prever o risco de queda, determinar a causa da disfunção e sua repercussão sobre a funcionalidade do idoso. Seguindo-se essa afirmação, avalie as proposições que se seguem sobre o sistema de força muscular:
I. É observada uma diminuição da força muscular em dorsiflexores, flexores plantares, quadríceps e abdutores de quadril.
II. O teste de sentar e levantar da cadeira usado na avaliação clínica do equilíbrio deve ser feito com os braços ao lado do corpo,3 vezes sem parar, de forma lenta e contínua.
III. Há estabilidade nas posições tandem, semitandem e instabilidade no apoio unipodal.

Está CORRETO o que se afirma em:
A insuficiência venosa crônica (IVC) é uma doença comum na população adulta e idosa e representa uma alteração com fisiopatologia complexa e multifatorial, sem um tratamento claro e definitivo. A prevalência da IVC tende a aumentar com a idade. Diante do exposto, são diversas as recomendações para o acompanhamento do indivíduo com esta doença. Marque a alternativa INCORRETA sobre as intervenções em pacientes idosos com IVC.