Filtrar


Questões por página:
Mahatma Gandhi (1869 - 1948) foi um líder pacifista indiano. Principal personalidade da independência da India, então colônia britânica. Ganhou destaque na luta contra os ingleses por meio de seu projeto de não violência. Além de sua luta pela independência da índia, também ficou conhecido por seus pensamentos e sua filosofia. Recorria a jejuns, marchas e à desobediência civil, ou seja, estimulava o não pagamento dos impostos e o boicote aos produtos ingleses. www.ebiografia .com/mahatma_ghandi/, acessado em 06/1 2/2018.
Mahatma Gandhi foi o líder mais destacado durante o processo de independência da índia que chegou ao seu limite em 1947, com a formalização do rompimento. Caracteriza este processo a(o):
Uma hecatombe fez desaparecer a União Soviética, comprometendo o sonho de muitos revolucionários, que deram a vida para construí-la e defende-la, lá e pelo mundo afora. Entendam. não digo defender aquilo, o que era, com todo o seu autoritarismo e a deturpação que a URSS representa diante do ideal democrático do socialismo, mas manter a esperança de um futuro melhor para toda a humanidade. Ver o fim da União Soviética doeu para mim, como se de repente fosse demolida uma casa que suei um bocado para erguer, tijolo por cima de tijolo. CORRÊA, H. Memórias de um stalinista. Rio de Janeiro: Opera Nostra,1994, p.2
Ao longo da década de 1970, a URSS passou por um período de estagnação econômica, perdendo para o ocidente na competição tecnológica. Em 1985, Mikhail Gorbachev assumiu o cargo de Secretário Geral do Partido Comunista com o objetivo de recuperar o poder soviético.
Entre as mudanças promovidas por Gorbachev vale destacar a( o):
O historiador Eric Hobsbawn, em sua obra A Era dos Extremos, afirma que, se os séculos XVIII e XIX foram a época das grandes revoluções burguesas e da formação dos grandes impérios, o século XX foi o período das revoluções socialistas.
Sobre as revoluções socialistas do século XX, é correto afirmar que:
A Constituição em vigor no Brasil foi promulgada em outubro de 1988. Ulysses Guimarães, presidente da Câmara, chamou-a de Constituição Cidadã, em referência aos avanços sociais obtidos. Caracteriza a Constituição de 1988 o(a):
Em agosto de 1969, o general Costa e Silva sofreu trombose cerebral e foi afastado do cargo. Os ministros do Exército, da Marinha e da Aeronáutica impediram o vice-presidente Pedro Aleixo de ser empossado e, formando uma junta militar, assumiram o poder. Em outubro, a junta impôs ao país uma nova Constituição. Dias depois, o alto comando do Exército determinou a abertura do Congresso Nacional para eleger o novo presidente da República. O alto comando já havia escolhido o general Emílio Garrastazu Médici, militar da linha dura, para assumir a presidência. VAINFAS, R. e outros. História, volume único. São Paulo: Saraiva,2010, p.806.
Caracterizou o governo Médici (Brasil,1969 - 1974 ):