Filtrar


Questões por página:
Examine o excerto a seguir:

Uma das primeiras teorias do jornalismo baseava-se na compreensão de que “as notícias são como são” porque a realidade assim o determina. Aos jornalistas, caberia o papel de um comunicador desinteressado, com a função de apresentar o cotidiano objetivamente.

A teoria descrita no excerto é:
Adelmo Genro Filho, na introdução ao seu livro O segredo da pirâmide - Para uma teoria marxista do jornalismo (1987), cita quatro características consideradas, numa perspectiva histórico-social, estruturais do fenômeno jornalístico. São elas:
Na edição do jornalismo impresso, o editor pode utilizar, como recurso de edição para evidenciar trechos da reportagem. Dessa forma, um recurso editorial que seleciona um determinado trecho, colocando-o em destaque para o leitor, é:
Além de passar a utilizar o lead nas notícias, o jornalismo moderno trouxe outras inovações. Considerando esse contexto, analise as sentenças a seguir:

I- Iniciou-se a busca por valores que ainda hoje são identificados com o jornalismo: a procura da verdade, a independência, a objetividade, e uma noção de serviço ao público.
II- As notícias passaram a ser vistas como um novo produto e os jornais encarados como negócio capaz de trazer lucros: aumentar a tiragem passa a ser objetivo fundamental.
III- A constituição de um novo grupo social – os jornalistas – que reivindica um monopólio do saber – o que é notícia.

Assinale a alternativa CORRETA.
Com base no período considerado o início da profissionalização do jornalismo ocorrido no século XIX, que foi marcado por mudanças significativas nas práticas jornalísticas, assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE o modelo predominante antes desse período, ao qual o novo paradigma se contrapôs.