Filtrar


Questões por página:
Menegolla e Sant'Anna abordam o planejamento como um processo racional de tomada de decisões que visa a dar coerência e intencionalidade à ação educativa. Analise as afirmativas a seguir sobre os níveis de planejamento no contexto escolar:

I.O Plano da Escola, ou Projeto Político-Pedagógico, é o nível mais amplo do planejamento, no qual a comunidade escolar define a identidade, as finalidades e as diretrizes gerais que orientarão o trabalho da instituição.

II.O Plano de Ensino, ou Plano de Unidade, é elaborado pelo professor e detalha o que será trabalhado em uma disciplina ou área de estudo durante um determinado período (ano, semestre), definindo objetivos, conteúdos, metodologias e critérios de avaliação.

III.O Plano de Aula é o nível mais específico do planejamento, no qual o professor detalha a sequência de atividades a serem desenvolvidas em uma aula, prevendo os recursos e o tempo necessários para cada momento.


Está correto o que se afirma em:
Huizinga explora a profunda relação entre o jogo e o sagrado, argumentando que o culto e o ritual têm sua origem em uma esfera lúdica. Qual das seguintes afirmações descreve corretamente a conexão entre o jogo e o ato sagrado na perspectiva do autor?
João Paulo S. Medina, em sua crítica à Educação Física, denuncia o que chama de "ditadura da aptidão física", uma concepção que reduz a disciplina a uma mera busca por saúde e performance orgânica. Analise as afirmativas a seguir sobre as implicações dessa "ditadura":

I.Ela promove uma visão fragmentada do ser humano, separando corpo e mente e tratando o corpo como uma máquina a ser treinada e otimizada, desconsiderando suas dimensões afetiva, social e cultural.

II.Ela leva a práticas pedagógicas baseadas em testes de esforço, tabelas de rendimento e prescrição de exercícios, nas quais o professor assume o papel de um técnico e o aluno, o de um objeto a ser medido e controlado.

III.Ela se contrapõe à lógica do esporte de alto rendimento, ao valorizar a participação de todos, o prazer do movimento e a cooperação, em vez da competição e da busca por resultados.


Está correto o que se afirma em:
A proposta crítico-superadora, apresentada pelo Coletivo de Autores, concebe a Educação Física como uma disciplina que trata pedagogicamente, na escola, do conhecimento denominado cultura corporal. Para que o trato com esse conhecimento seja relevante, o currículo deve ser organizado a partir de eixos de organização. Qual alternativa apresenta corretamente um desses eixos e sua função?
A abordagem desenvolvimentista, conforme proposta por Go Tani e colaboradores, estrutura a Educação Física escolar a partir da ideia de que o movimento é o principal meio e fim da disciplina. Analise as afirmativas a seguir sobre os pressupostos desta abordagem:

I.O processo de ensino-aprendizagem deve ser centrado no aluno, considerando as fases do desenvolvimento motor como referência para a seleção e sequenciação dos conteúdos, de modo a oferecer experiências de movimento adequadas e desafiadoras.

II.O objetivo fundamental da Educação Física escolar é a aquisição de competência motora, entendida como a capacidade do aluno de se movimentar de forma eficaz e eficiente, o que lhe permitirá, no futuro, um engajamento satisfatório em atividades físicas e esportivas.

III.A avaliação do aluno deve priorizar a comparação de seu desempenho com normas padronizadas e tabelas de referência para sua faixa etária, visando classificar seu nível de desenvolvimento e identificar talentos esportivos.


Está correto o que se afirma em: