Filtrar


Questões por página:
“Quanto ao mecanismo para impedir outra guerra mundial, era evidente que desmoronara absolutamente o consórcio de ‘grandes potências’ europeias que se supunha assegurá-lo antes de 1914. A alternativa, exortada a obstinados politiqueiros europeus pelo presidente Wilson, com todo o fervor liberal de um cientista político de Princeton, era estabelecer uma ‘Liga de Nações’ (isto é, Estados independentes) que tudo abrangesse, e que solucionasse pacífica e democraticamente os problemas antes que se descontrolassem [...]” (Hobsbawm,1995). Sobre os artigos estabelecidos no Pacto da Liga das Nações, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Qualquer Estado, Domínio ou Colônia autônoma poderia ingressar na Liga das Nações com aprovação de dois terços da Assembleia, desde que se comprometesse com suas obrigações internacionais e aceitasse os regulamentos em relação às suas forças militares, navais e aéreas, e armamentos.

( ) Nada disposto no Pacto da Liga das Nações deveria invalidar compromissos internacionais anteriores, como tratados de arbitragem ou entendimentos regionais, a exemplo da Doutrina Monroe, desde que visassem à manutenção da paz.

( ) O Conselho da Liga das Nações seria formado pelas principais potências aliadas e por quatro outros Membros da Liga, escolhidos periodicamente pela Assembleia. Inicialmente, Bélgica, Brasil, Espanha e Grécia ocupariam essas vagas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A Renascença marcou a Modernidade com contribuições nas áreas cultural, artística, científica e política. Promoveu transformações significativas ao valorizar o humanismo, a razão e o resgate dos ideais clássicos. Sobre este tema, analise as assertivas abaixo:

I. O Renascimento significou o retorno aos valores da Antiguidade Clássica, de uma arte e de um pensamento que havia desaparecido totalmente com o surgimento da sociedade medieval, finalizando com a hegemonia da Igreja Católica e do teocentrismo.

II. Na política, a centralização monárquica levou diversos soberanos a estimular a produção artística e literária, visando a uma promoção pessoal e atraindo partidários para o Absolutismo, fortalecendo e dando prestigio à monarquia.

III. O Renascimento Científico, conduzido através do estudo do homem e da natureza, abriu portas para a ciência experimental. Generalizou-se, então, o costume de observar os fenômenos da natureza, explicando-os racionalmente e correlacionando-os com fenômenos já conhecidos.

Quais estão corretas?
A Renascença foi um movimento cultural, artístico e científico que se desenvolveu na Europa entre os séculos XIV e XVI, desempenhando papel decisivo na transição do feudalismo para o mundo moderno. Sobre suas contribuições para a formação do mundo moderno, analise as assertivas abaixo:

I. A valorização do humanismo e do antropocentrismo impulsionou uma nova percepção do homem como agente transformador, abrindo espaço para os ideais de racionalidade e de individualismo, característicos da modernidade.

II. A ênfase na matemática e na perspectiva na arte, aliada ao avanço da imprensa, contribuiu para a difusão do conhecimento científico e para o fortalecimento de uma mentalidade racional que favoreceu o surgimento da ciência moderna.

III. O mecenato fomentou a produção artística e literária, mas seu impacto na formação do mundo moderno foi restrito ao campo estético, não interferindo nos processos sociais, políticos e econômicos do período.

IV. O intercâmbio cultural e comercial promovido pelo Renascimento impulsionou transformações econômicas nas cidades italianas e fortaleceu as bases do capitalismo mercantil, que sustentaria as Grandes Navegações e a expansão europeia.

Quais estão corretas?
A Lei Canuleia permitiu o casamento misto na República Romana. Considerando que, à época da promulgação dessa lei, a expansão comercial de Roma enriquecia muitas famílias _____________, enquanto que a desvalorização da terra como única fonte de riqueza arruinava muitas famílias ____________. Os casamentos mistos formalizaram a criação de uma aristocracia de dinheiro chamada de ____________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
“Os romanos viviam num medo absurdo dos escravos, como nossos contemporâneos que têm dobermanns. Pois o escravo, esse ser naturalmente inferior, é um familiar, a quem se ‘ama’ e pune paternalmente e pelo qual cada um se faz obedecer e ‘amar’. Tanto que sua relação com o senhor é perigosa, pois ambivalente: o amor de repente pode se transformar em ódio [...]” (Veyne, 2009). A respeito da escravidão durante o Império Romano, analise a sentença abaixo:

A escravidão não se limitava a uma simples relação de produção. Os diversos escravos exerciam funções variadas na economia, na sociedade e até mesmo na política e na cultura; um pequeno número deles alcançava riqueza ou poder superiores aos da maioria dos homens livres (1ª parte). Essa situação não estava relacionada à origem étnica. A escravização de povos vencidos e o comércio nas fronteiras do Império representavam apenas uma fração reduzida da força de trabalho servil; a maior parte dos escravos provinha do chamado rebanho servil, do abandono de crianças ou da venda de homens livres que caíam em condição de cativeiro (2ª parte). Além disso, os filhos de escravas pertenciam automaticamente ao senhor, independentemente da identidade do pai. Por fim, a pobreza levava pessoas sem recursos a vender seus recém-nascidos a traficantes, enquanto muitos adultos se entregavam à escravidão para evitar a fome. Alguns, movidos por ambição, recorriam a essa prática para se tornar administradores de nobres, ou até tesoureiros imperiais (3ª parte).

Quais partes estão corretas?
Visualizar Questão Comentada