Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Uma estratégia para despertar, no aluno, a motivação pela aprendizagem pode ser a de manter cotidianamente um grau de complexidade elevado nos exercícios e nas tarefas para que, diariamente, ele se sinta compelido a buscar mais conhecimentos para vencer os desafios propostos.
mostrar texto associado
O comportamento do professor em sala de aula, por meio de suas intenções, suas crenças, seus valores, seus sentimentos e seus desejos, sensibiliza cada aluno individualmente, determinando a qualidade da relação sujeito‐objeto, que produzirá inúmeras implicações nas práticas educacionais.
mostrar texto associado
O professor, enquanto executor de uma função social, deve se apresentar como um mediador que busca, em sua prática, empregar toda a afetividade, que se trata de um elemento inerente ao desenvolvimento humano e corresponsável pela aprendizagem.
mostrar texto associado
As práticas pedagógicas do professor devem ser planejadas segundo uma visão dualista de homem, entendendo‐o, propondo intervenções bem delimitadas do ponto de vista racional/emocional, corpo/mente e afeto/cognição e considerando que esses fenômenos se manifestam, por sua natureza, separados, cada um a seu tempo.
mostrar texto associado
Uma ação que poderia ser proposta é a de elaborar e executar procedimentos destinados ao conhecimento da relação professor‐aluno nessa situação escolar específica, visando, por meio de uma ação coletiva e interdisciplinar, à implementação de uma metodologia de ensino que favorecesse a aprendizagem e o desenvolvimento de todos.