Filtrar


Questões por página:
Uma prefeitura do litoral catarinense implementou programa de melhoria da satisfação profissional e observou redução nos pedidos de remoção e afastamentos por saúde mental, mas sem alteração expressiva na produtividade dos serviços. Considerando as consequências da satisfação no trabalho para a administração pública, analise as proposições a seguir:

I.A satisfação no trabalho mantém relação moderada com a permanência no cargo público, mas outros fatores como questões familiares e oportunidades externas também influenciam essa decisão.
II.Servidores satisfeitos apresentam menor absenteísmo, especialmente quando percebem a importância social de suas funções para a comunidade.
III.A melhoria da satisfação profissional impacta positivamente a saúde mental dos servidores, evidenciando a relação entre bem-estar laboral e qualidade de vida.

É correto o que se afirma em:
A ética profissional pode ser compreendida através de diferentes esferas. A esfera normativa, por exemplo, é uma das formas de objetivação da ética, pois se manifesta na codificação de normas, direitos e deveres em um Código de Ética Profissional. Sobre a natureza e a função da esfera normativa, analise as afirmativas a seguir e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)A existência de um Código de Ética garante, por si só, a legitimação da ética profissional, uma vez que sua natureza legalista e formal impõe o correto comportamento.
(__)A aceitação subjetiva da ética profissional por parte do profissional é uma questão de consciência moral, e não de uma imposição externa do Código de Ética.
(__)A elaboração e a implementação de um Código de Ética podem ser instrumentos de avaliação ético-política da profissão, pois podem revelar o grau de participação e o compromisso dos profissionais.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A prefeitura de um próspero município de médio porte tem uma usina própria de produção de asfalto para a manutenção das ruas e estradas. Esse setor fica em uma localidade afastada do centro administrativo da cidade por questões relacionadas à logística de transportes e materiais e tem uma caldeira a vapor entre os equipamentos de produção. O setor de Desenvolvimento de Gestão de Pessoas dessa prefeitura precisa regularizar a situação de contrato dos operadores dessa caldeira e, para tanto, vai abrir um edital de concurso público para esses cargos e fazer o posterior treinamento dos candidatos aprovados, seguindo os preceitos legais contidos na Norma Regulamentadora NR 13 (Caldeiras, vasos de pressão, tubulações e tanques metálicos de armazenamento) do Ministério do Trabalho.

O pré-requisito mínimo de escolaridade para participação como aluno no treinamento de segurança na operação de caldeiras
Em visita a uma obra de escavação para a troca de tubulações de escoamento de águas pluviais, realizada por uma prefeitura, com mão de obra terceirizada, o Técnico de Segurança do Trabalho foi incumbido de fazer um levantamento das condições de segurança da referida obra e percebeu que, por se tratar de uma situação de serviços de escavação, fundação e desmonte de rochas, existiam algumas irregularidades que precisavam ser corrigidas imediatamente. Para isso, foi chamado o responsável técnico legalmente habilitado para providenciar a construção de estruturas visando garantir a estabilidade das escavações, evitando assim possíveis deslizamentos e soterramento de trabalhadores. Segundo a Norma Regulamentadora NR 18 (Segurança e Saúde do Trabalho na Indústria da Construção) do Ministério do Trabalho, a profundidade em que uma escavação necessita de proteção com taludes ou escoramentos definidos em projeto elaborado por profissional legalmente habilitado
A prefeitura de uma determinada cidade precisa regularizar a situação dos treinamentos dos seus eletricistas, responsáveis pela manutenção das escolas, creches, ambulatórios e demais prédios públicos municipais. Sabendo que os trabalhadores autorizados a intervir em instalações elétricas devem possuir treinamento específico sobre os riscos decorrentes emprego da energia elétrica e as principais medidas de prevenção de acidentes em instalações elétricas, de acordo com o estabelecido no Anexo III da Norma Regulamentadora NR 10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade) do Ministério do Trabalho, o setor de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas solicitou ao Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) informações sobre os conteúdos dos cursos e as cargas horárias obrigatórias para cada um deles. Para o Curso Básico (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade) e para o Curso Complementar (Segurança no Sistema Elétrico de Potência − SEP − e suas proximidades), a carga horária mínima exigida pela NR 10 é de: