Filtrar


Questões por página:
Assinale a alternativa que apresenta o correto uso da pontuação em todas as ocorrências da sentença:
(Excertos retirados e adaptados de: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2025/09/26/de-quanta s-horas-de-sono-voce-realmente-precisa-em-cada-etapa-da-vida.htm. Acesso em 01 out.2025.)
Analise as sentenças a seguir quanto à colocação pronominal:

I.Sempre se colocou à frente de seu tempo.
II.Quem me explicará as razões dessa decisão?
III.Ele queria lhe falar sobre as mudanças que promoveria no setor.
IV.Após a reunião, todos se recordarão das decisões tomadas democraticamente.

A colocação pronominal está correta em:
mostrar texto associado
Analise as sentenças que seguem e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas.

De acordo com o texto Quem são os povos quilombolas?

(__)Questões étnico-raciais e culturais são critérios para reconhecer a identidade quilombola de uma pessoa e é seu direito a autodeclaração como pertencente ao povo.
(__)O Quilombo dos Palmares, um dos mais conhecidos da história do país, foi destruído no final do século XVII. Os ataques e a destruição dos quilombos, por parte de tropas e bandeirantes, objetivavam impedir o cultivo da terra pelos quilombolas, capturar e recuperar a mão de obra escravizada e manter o domínio na produção de cana-de-açúcar.
(__)Os povos quilombolas estão restritos a regiões com grande riqueza natural, as quais protegem, ajudando a evitar a degradação ambiental e garantindo a manutenção do equilíbrio da natureza. Entretanto, esses povos são uma barreira ao avanço das regiões onde estão situados porque seus territórios são protegidos por Decreto, impedindo empreendimentos e atividades como a pesca, os quais podem gerar desenvolvimento para outras populações locais.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
mostrar texto associado
Leia o seguinte excerto, extraído do texto, e analise as sentenças a seguir:

"Os povos quilombolas são descendentes de pessoas negras escravizadas que resistiram à escravidão no Brasil. Durante os séculos de escravidão no país, muitos fugiram das fazendas de café e das plantações de cana-de-açúcar e formaram comunidades conhecidas como quilombos, geralmente em áreas de difícil acesso, como as matas."

I.No primeiro período do excerto, tem-se uma oração subordinada adjetiva restritiva, cuja função é delimitar a parte de um todo. Se for posta uma vírgula, separando-a da oração principal, ela passa a ser explicativa, perdendo seu caráter restritivo: "Os povos quilombolas são descendentes de pessoas negras escravizadas, que resistiram à escravidão no Brasil".
II.Ainda a respeito do primeiro período, o pronome relativo "que" pode ser substituído por "os quais", mantendo a coesão referencial.
III.A expressão "Durante os séculos de escravidão no país" exerce a função de adjunto adverbial, localizando temporalmente a informação que segue, logo, ela modifica toda a oração seguinte.
IV.No segundo período, tem-se o uso da conjunção aditiva "e". Na primeira ocorrência, ela articula uma enumeração, conectando duas unidades com mesma função no período. Na segunda, articula uma oração coordenada, estabelecendo uma relação de adição.

É correto o que se afirma em:
mostrar texto associado
A respeito de regência verbal e nominal e do uso de crase, analise os termos destacados no excerto e as sentenças a seguir:

"Diante dos efeitos das mudanças climáticas, a preservação dos territórios quilombolas se torna ainda mais urgente. [...] No Brasil, por exemplo, a mudança climática afeta a produção de alimentos e a disponibilidade de água, o que atinge diretamente comunidades tradicionais que dependem da agricultura e dos recursos naturais. [...] Para essas comunidades, isso significa enfrentar dificuldades no acesso à água potável, riscos à segurança alimentar e à continuidade de práticas culturais ligadas à terra e à natureza".

I.A crase em "acesso à água potável" se dá porque o substantivo "acesso" é regido pela preposição "a" que, no contexto, se une ao artigo definido que acompanha "água", exigindo o uso do acento grave.
II.Em "riscos à segurança alimentar e à continuidade de práticas culturais", a palavra "risco(s)" é, nesse contexto, regida pela preposição "a". Porém, essa mesma palavra pode ser regida pela preposição "para", que pode substituir "a", sem prejuízo no sentido. Nesse caso, uma redação adequada para o trecho é: riscos para a segurança alimentar e para a continuidade de práticas culturais.
III.Em "a mudança climática afeta a produção de alimentos e a disponibilidade de água", há uma inadequação da regência verbal de "afetar". Esse verbo, no sentido de "atingir" é transitivo indireto, pedindo a regência da preposição "a", portanto, a redação correta seria "a mudança climática afeta à produção de alimentos e à disponibilidade de água".

IV.Em "dependem da agricultura e dos recursos naturais", a regência verbal está adequadamente estabelecida, uma vez que o verbo "depender" é transitivo indireto, regido apenas pela preposição "de".

É correto o que se afirma em: