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Acerca das competências e habilidades do currículo de Pernambuco para o componente curricular de geografia nos ensinos fundamental e médio, julgue o item a seguir.


A unidade temática estruturante “o sujeito e seu lugar no mundo” remete a um pensar geográfico em que o indivíduo se reconhece como transformador do espaço que ocupa.

Acerca das competências e habilidades do currículo de Pernambuco para o componente curricular de geografia nos ensinos fundamental e médio, julgue o item a seguir.


A cartografia se apresenta a partir de uma unidade temática no 6.º ano, pois é nesse momento que o aluno faz uso da interpretação de mapas como linguagem direcionada para apropriação das dinâmicas socioespaciais.

As experiências educativas mostram que o processo avaliativo é um dos desafios que o docente enfrenta em seu trabalho pedagógico. A respeito desse assunto, julgue o seguinte item.


Por meio da avaliação somativa, o professor de geografia consegue detectar pontos fracos no processo de ensinoaprendizagem e possibilitar meios de formação que respondam às características individuais dos alunos.

As experiências educativas mostram que o processo avaliativo é um dos desafios que o docente enfrenta em seu trabalho pedagógico. A respeito desse assunto, julgue o seguinte item.


O uso de critérios na avaliação do processo de aprendizagem em geografia serve para que os estudantes possam compreender e analisar as relações de fenômenos geográficos em seu espaço de vivência.

As experiências educativas mostram que o processo avaliativo é um dos desafios que o docente enfrenta em seu trabalho pedagógico. A respeito desse assunto, julgue o seguinte item.


A avaliação em que se busca estabelecer a medição da aprendizagem dos estudantes atribuindo a eles uma nota está submetida, muitas vezes, a uma distorção epistemológica.